Vacinação de bezerros: Dicas e esquema de imunização do rebanho

Vacinação de bezerros A vacinação de bezerros merece atenção especial, pois atua na prevenção de uma série de enfermidades nos animais, e evita a transmissão de zoonoses e doenças que podem ser contraídas  pelos consumidores através da ingestão dos alimentos.

Quando o assunto é pecuária, seja de corte ou de leite, o Brasil se destaca pelo tamanho do seu rebanho. Porém, manter a confiabilidade do mercado não é fácil. Assim, é fundamental que você médico veterinário conheça muito bem os procedimentos de imunização. Por isso, preparamos esse super artigo com as dicas principais para você profissional da área! Acompanhe com a gente.

Cientes da importância da vacinação de bezerros, órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) e as secretarias de agricultura de cada estado, criaram programas sanitários que devem obrigatoriamente ser seguidos, pois priorizam a prevenção. Existem também, as vacinas que mesmo não sendo obrigatórias por lei, são primordiais. Assim, é impossível que o rebanho se desenvolva em certas regiões sem aplicá-las.

Protocolo de vacinação em bezerros

Vacinar os bovinos e adotar cuidados especiais com a estrutura adequada, bom manejo sanitário e ambiental proporciona muitas vantagens. Uma delas é a redução dos custos e prejuízos ao produtor. Algumas vacinas são aplicadas no rebanho todo, outras em categorias específicas de animais. As que previnem o carbúnculo sintomático e a brucelose tem recomendação de acordo com a idade e sexo dos animais.

É importantes lembrar que as vacinas devem ser de boa qualidade, e aplicadas corretamente sob a orientação de um médico veterinário. Dessa forma, haverá boa resposta do rebanho e imunização a uma série de doenças. Algumas delas são: o botulismo, brucelose, carbúnculo, febre aftosa, leptospirose e a raiva bovina.

Esquema de vacinação em bezerros

Vacinas como a da febre aftosa devem ser aplicadas semestralmente em todo o rebanho, machos e fêmeas, desde os bezerros recém-nascidos até animais adultos. As datas de vacinação são definidas pelas secretárias de agricultura de cada estado. Este tipo de vacina possui consistência densa e oleosa, exige cuidado especial na hora da aplicação. Assim, você evita danos ao animal como o aparecimento de caroços no pescoço.   

A imunização contra brucelose é restrita às fêmeas com quatro a oito meses de idade, não é recomendado em hipótese alguma vacinar animais com idade superior. Caso o produtor esteja realizando a compra de animais em fase adulta, ou que ainda não estejam vacinados, é necessário à realização do teste sorológico para brucelose.

A vacinação de bezerros contra o carbúnculo é aplicada em todos os animais na primeira dose, depois de um mês ocorre a revacinação. Após esta fase, os animais são vacinados uma vez por ano, não importando a data ou idade.

Existem outras vacinas importantes para bezerros e novilhas, o médico veterinário é responsável por observar o rebanho e as necessidades de cada plantel. No curso de primeiros socorros em bovinos, do CPT Cursos Presenciais, você irá aprender ainda mais sobre as doenças em bovinos e aplicação de medicamentos.

Procedimentos para vacinação de bezerros  

Trouxemos algumas dicas indispensáveis para você, médico veterinário, fazer diferença nas suas práticas de vacinação. Confira:
- Não é recomendado a vacinação de animais doentes, debilitados ou estressados
- A vacinação de bezerros deve ser feita em condições confortáveis para o animal, evitando o estresse
- As vacinas devem ser mantidas refrigeradas, inclusive durante o processo de vacinação
- Algumas regiões do corpo devem ser evitadas
- É indicada a troca de agulhas durante o procedimento
- Agulhas muito finas podem entortar, entupir ou quebrar durante a vacinação

Viu só? São detalhes importantes e de baixo custo, porém necessários para melhoria da sanidade do rebanho.
O assunto é bem denso. Vamos fazer uma pausa para falar de um assunto bem descontraído?

O final de ano chegou, e para muitos as férias também. Aliás, uma excelente oportunidade para você colocar em prática atividades que não foram possíveis ao longo do ano.

O que esperar das vacinas para bezerros?

Usando as técnicas adequadas de aplicação e acompanhamento, as vacinas devem ter:
- Resposta imunológica rápida
- Seja de fácil administração
- Baixo custo
- induzam a efeitos colaterais mínimos
- Sejam fáceis de armazenar

Acompanhe corretamente o calendário de vacinação de bezerros de cada região, e se mantenha atualizado. Além da vacinação, o manejo nutricional dos bovinos tanto de leite quanto de corte, tem papel de destaque no desenvolvimento dos animais e merece atenção.

Para finalizar com chave de ouro, trouxemos o super guia gratuito de gado de corte que vai te passar dicas importantes para você acertar no manejo nutricional do rebanho. Clique aqui para baixar!

Fonte: Folha Agrícoladia de campo e Coimma

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Vídeos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.