Vacinação de bezerros: Dicas e esquema de imunização do rebanho

A vacinação de bezerros merece atenção especial, pois atua na prevenção de uma série de enfermidades nos animais, e evita a transmissão de zoonoses e doenças que podem ser contraídas  pelos consumidores através da ingestão dos alimentos.

Quando o assunto é pecuária, seja de corte ou de leite, o Brasil se destaca pelo tamanho do seu rebanho. Porém, manter a confiabilidade do mercado não é fácil. Assim, é fundamental que você médico veterinário conheça muito bem os procedimentos de imunização. Por isso, preparamos esse super artigo com as dicas principais para você profissional da área! Acompanhe com a gente.

Cientes da importância da vacinação de bezerros, órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) e as secretarias de agricultura de cada estado, criaram programas sanitários que devem obrigatoriamente ser seguidos, pois priorizam a prevenção. Existem também, as vacinas que mesmo não sendo obrigatórias por lei, são primordiais. Assim, é impossível que o rebanho se desenvolva em certas regiões sem aplicá-las.

Protocolo de vacinação em bezerros

Vacinar os bovinos e adotar cuidados especiais com a estrutura adequada, bom manejo sanitário e ambiental proporciona muitas vantagens. Uma delas é a redução dos custos e prejuízos ao produtor. Algumas vacinas são aplicadas no rebanho todo, outras em categorias específicas de animais. As que previnem o carbúnculo sintomático e a brucelose tem recomendação de acordo com a idade e sexo dos animais.

É importantes lembrar que as vacinas devem ser de boa qualidade, e aplicadas corretamente sob a orientação de um médico veterinário. Dessa forma, haverá boa resposta do rebanho e imunização a uma série de doenças. Algumas delas são: o botulismo, brucelose, carbúnculo, febre aftosa, leptospirose e a raiva bovina.

Esquema de vacinação em bezerros

Vacinas como a da febre aftosa devem ser aplicadas semestralmente em todo o rebanho, machos e fêmeas, desde os bezerros recém-nascidos até animais adultos. As datas de vacinação são definidas pelas secretárias de agricultura de cada estado. Este tipo de vacina possui consistência densa e oleosa, exige cuidado especial na hora da aplicação. Assim, você evita danos ao animal como o aparecimento de caroços no pescoço.   

A imunização contra brucelose é restrita às fêmeas com quatro a oito meses de idade, não é recomendado em hipótese alguma vacinar animais com idade superior. Caso o produtor esteja realizando a compra de animais em fase adulta, ou que ainda não estejam vacinados, é necessário à realização do teste sorológico para brucelose.

A vacinação de bezerros contra o carbúnculo é aplicada em todos os animais na primeira dose, depois de um mês ocorre a revacinação. Após esta fase, os animais são vacinados uma vez por ano, não importando a data ou idade.

Existem outras vacinas importantes para bezerros e novilhas, o médico veterinário é responsável por observar o rebanho e as necessidades de cada plantel. No curso de primeiros socorros em bovinos, do CPT Cursos Presenciais, você irá aprender ainda mais sobre as doenças em bovinos e aplicação de medicamentos.

Aproveite e faça uma pausa para assistir o vídeo que trouxemos para você. Confira a mega estrutura que te  espera no curso de primeiros socorros, você aprenderá na prática como tomar decisões em situações emergenciais.

Procedimentos para vacinação de bezerros  

Trouxemos algumas dicas indispensáveis para você, médico veterinário, fazer diferença nas suas práticas de vacinação. Confira:
- Não é recomendado a vacinação de animais doentes, debilitados ou estressados
- A vacinação de bezerros deve ser feita em condições confortáveis para o animal, evitando o estresse
- As vacinas devem ser mantidas refrigeradas, inclusive durante o processo de vacinação
- Algumas regiões do corpo devem ser evitadas
- É indicada a troca de agulhas durante o procedimento
- Agulhas muito finas podem entortar, entupir ou quebrar durante a vacinação

Viu só? São detalhes importantes e de baixo custo, porém necessários para melhoria da sanidade do rebanho.
O assunto é bem denso. Vamos fazer uma pausa para falar de um assunto bem descontraído?

O final de ano chegou, e para muitos as férias também. Aliás, uma excelente oportunidade para você colocar em prática atividades que não foram possíveis ao longo do ano.

O que esperar das vacinas para bezerros?

Usando as técnicas adequadas de aplicação e acompanhamento, as vacinas devem ter:
- Resposta imunológica rápida
- Seja de fácil administração
- Baixo custo
- induzam a efeitos colaterais mínimos
- Sejam fáceis de armazenar

Acompanhe corretamente o calendário de vacinação de bezerros de cada região, e se mantenha atualizado. Além da vacinação, o manejo nutricional dos bovinos tanto de leite quanto de corte, tem papel de destaque no desenvolvimento dos animais e merece atenção. Nos cursos de gado de corte do CPT  Cursos Presenciais, você tem a oportunidade de receber conhecimento técnico e prático dos melhores especialistas do país. Clique no banner abaixo e confira todos os detalhes!


Fonte: Folha Agrícola, dia de campo e Coimma

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.