Pecuária de corte: Boa gestão financeira a favor da atividade!

A pecuária de corte é uma importante atividade para o agronegócio brasileiro, contribuindo com o fortalecimento e desenvolvimento da economia. Vai muito além da porteira e agrega vários elos dentro da sua cadeia de produção. Indústria de insumos, produção de bovinos, processamento, distribuição, até chegar ao consumidor final. Todos os setores precisam trocar informações entre si para que possam acompanhar o desenvolvimento.

Realizar uma boa gestão financeira deve ser prioridade em todos os segmentos. É preciso estar atento aos custos de produção. Afinal, estamos falando de um mercado onde os pecuaristas trabalham com uma margem muito apertada. Isso, porque não são formadores de preço e sim, possuem forte dependência do mercado.

Realizar uma boa gestão financeira auxilia o produtor no processo de tomada de decisão, na maximização dos seus recursos e obtenção de sucesso no seu negócio. Porém, a realidade em muitas propriedades ainda estão distantes deste padrão. Boa parte dos produtores têm dúvidas sobre as ferramentas de gestão e de que forma elas podem contribuir com o desempenho do rebanho de gado de corte.

Neste artigo, trouxemos informações valiosas sobre as estratégias de gestão. Fique com a gente até o final pois, trouxemos um super bônus. Boa leitura!

Falta de planejamento é o principal gargalo

Assim como em diversos setores da economia, a pecuária de corte enfrenta períodos de bons resultados e de instabilidade. Insumos como a ração, vacinas, farelos, entre outros, sofrem variações, enquanto os preços de comercialização dos produtos pecuários se encontram estagnados. Para sair de situações como esta é preciso haver uma gestão profissional.

A contabilidade é uma ferramenta importante no planejamento estratégico, ajuda o produtor em todas as etapas. Inclusive na primeira delas, que é a definição de qual fase irá trabalhar, cria, recria ou engorda. Assim, é possível definir qual a mais rentável de acordo com as condições financeiras da propriedade ou mesmo se deve abrir mão de alguma delas.

Os pecuaristas e gestores devem estar sempre atentos ao custo real de cada cabeça de gado. É preciso ter informações rápidas e atualizadas sobre todos os processos, incluindo os estoques e insumos. Desta forma, será possível apurar a rentabilidade após a venda dos animais e determinar o lucro ao final de cada período. Além disso, as informações contábeis auxiliam na tomada de decisão sobre o momento ótimo para realizar a venda dos animais.

Tecnologia como aliada no controle da pecuária de corte

Ficou no passado o tempo em que se faziam apenas anotações em cadernos de escrituração e as decisões eram tomadas intuitivamente. O que fazia com que muitos produtores não conseguissem se quer estimar o lucro obtido ao final de cada ciclo produtivo. Os pecuaristas de sucesso tem investido cada vez mais no aperfeiçoamento das técnicas de gestão.

Uma das tecnologias recentes é a utilização de softwares que permitem avaliar os dados coletados na propriedade e alcançar altos níveis de gestão. Estamos falando de um sistema moderno, que permite gerir de forma eficiente as informações. Assim, é possível reduzir gastos operacionais e gerar economia a partir da identificação de despesas desnecessárias. Além disso, permite:

  • Gerir o fluxo de caixa de forma acertada;

  • Acompanhar o balanço patrimonial da propriedade;

  • Compartilhar as informações com todos os membros envolvidos;

  • Traçar metas para um determinado período com base no orçamento disponível.

As plataformas disponíveis no mercado estão cada vez mais modernas e fazem a ligação entre todas as áreas da fazenda em tempo real. A quantidade de dados gerados por meio das informações é surpreendente tornando possível acompanhar informações como:

  • Ganho de peso dos animais;

  • Aplicação de medicamentos;

  • Consumo de alimentos;

  • Controle de estoque dos insumos;

  • Taxa de conversão alimentar;

  • Lucro por arroba;

  • Controle sanitário;

  • Entre outras.

Indicadores para alcançar bons resultados

Após realizar o planejamento e traçar os objetivos da pecuária de corte na propriedade será possível definir os planos e estratégias que te ajudarão a atingir os resultados. Nesse contexto alguns indicadores devem estar muito claros na cabeça do produtor. Abaixo listamos os principais.

  • Idade ao primeiro parto;

  • Número de bezerros desmamados;

  • Peso ideal na desmama;

  • Taxa de prenhez e de lotação;

  • Peso e idade ao abate;

  • Rendimento de carcaça.

Ter estes indicadores bem definidos possibilita ao produtor realizar uma comparação entre aquilo que foi planejado e os resultados obtidos. A partir deste comparativo fica mais traçar as estratégias para corrigir aquilo que não foi bom e manter o que deu certo. O acompanhamento destas estratégias aprimorar as habilidades gerenciais e a condução da propriedade como um todo.

Super bônus final + super dica

Viu como uma boa gestão financeira tem papel importante para a pecuária de corte? Nesta atividade é preciso ter uma visão sistêmica e se manter sempre atualizado. Uma técnica simples adotada costuma fazer toda a diferença. Por isso, trouxemos um super bônus pra você que acompanhou conosco até o fim deste artigo.

Uma vídeo-aula gratuita ensinando como aumentar a eficiência em uma das áreas mais importantes da pecuária, a reprodução bovina. A aula é ministrada por dois grandes especialistas que irão te passar informações que você não encontra nos livros. Clique aqui e assista!

Para finalizar trouxemos uma dica para aqueles que querem aprender na prática e vivenciar experiências que vão aumentar os lucros com gado de corte. No curso de administração técnica e econômica da produção de gado de corte do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais você aprenderá a usar diferentes ferramentas e tornar a sua produção ainda mais eficiente.

Durante o curso haverá visita técnica em fazenda e troca de experiência com outros produtores de sucesso. Para que você tenha o treinamento individual que precisa, as turmas são reduzidas. Clique aqui e confira mais informações!

Fonte: Gestão agropecuária e Embrapa

Áreas

Artigos

Bovinos de Corte

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.