A ultrassonografia veterinária no manejo reprodutivo de gado de leite

A ultrassonografia veterinária revolucionou o conhecimento a respeito da fisiologia reprodutiva. Trata-se de uma técnica moderna, não invasiva e com grande precisão. Incluir o aparelho de ultrassom na rotina da propriedade é um grande avanço. Proporciona melhor controle reprodutivo do rebanho por meio da realização de exames. Entre eles, o diagnóstico precoce e acompanhamento da gestação, avaliação do desenvolvimento folicular e corpo lúteo e patologias do trato reprodutivo feminino e masculino. 

Os aparelhos de ultrassons estão cada vez mais acessíveis, o que fez com que a tecnologia se tornasse mais comum no dia a dia das fazendas. Além disso, o empresário rural não precisa investir em mais nenhum equipamento, é usado o mesmo tronco de contenção do manejo diário com o gado. Outro ponto importante é que existem ultrassons que dispensam o uso de energia elétrica.  

Se você atua no mundo da pecuária de leite, não deixe de acompanhar este artigo até o final. Falaremos sobre as diferentes aplicações da ultrassonografia veterinária, especialmente no rebanho leiteiro. Boa leitura! 

Diagnóstico de gestação 

Uma das aplicações mais importantes da ultrassonografia veterinária é o diagnóstico precoce da gestação. Além disso. Identificar rapidamente as vacas vazias após a IA proporciona ganhos de eficiência reprodutiva e na taxa de prenhez. Isso, porque ocorre a redução do intervalo entre as inseminações.  

Identificação de gestações gemelares 

Em boa parte dos casos, as gestações gemelares resultam de imprevistos que ocorreram na reprodução de vacas leiteiras. Trata-se de uma situação indesejável, pois, os gêmeos reduzem a rentabilidade e a eficiência reprodutiva do rebanho. Isso, porque o parto gemelar provoca queda no desempenho reprodutivo da vaca. Sem contar os riscos de:

  • Metrite;

  • Cetose;

  • Casos de natimorto;

  • Retenção de placenta;

  • Deslocamento de abomaso.

Os gêmeos também interferem no índice de crescimento do rebanho, pois é menor o número de novilhas para para reposição. Como não existem métodos para reduzir a ocorrência de partos gemelares, a melhor opção é amenizar os impactos negativos provocados no rebanho. 

Diagnóstico dos ovários 

Realizar o exame dos ovários proporciona informações importantes a respeito das condições reprodutivas em que a vaca se encontra. Desta forma, a escolha da terapia adequada para o animal torna-se mais acertada. 

Sexagem fetal

Cerca de 60 dia após a Inseminação artificial, já é possível determinar o sexo utilizando a ultrassonografia veterinária para avaliar a morfologia e posição do tubérculo genital. A informação é muito útil na hora na hora de comercializar fêmeas receptoras com prenhez de um determinado sexo. 

Aspiração folicular

Outra importante aplicação do ultrassom veterinário é a aspiração folicular em bovinos. Estamos falando de uma biotécnica, onde o principal objetivo é a retirada dos óvulos imaturos do ovário das vacas. De maneira geral, o procedimento é aplicado em fêmeas pré-púberes, que pariram recentemente, as que já foram inseminadas e até mesmo nas gestantes. Os principais benefícios da técnica são:

  • Elevação do número de embriões produzidos por uma mesma doadora;

  • Redução do intervalo entre as coletas;

  • Alta qualidade genética do embrião;

  • Maior resistência à criopreservação;

  • Facilidade de comercialização do embrião;

  • Melhor aproveitamento dos eventos fisiológico dos animais. 

Redução do intervalo entre as inseminações com Ultrassom Doppler 

A utilização do ultrassom doppler para realizar o diagnóstico precoce da prenhez, permite reduzir o intervalo entre as inseminações de uma vaca em cerca de 20 dias. Esta redução proporciona ganhos econômicos tanto para a produção de gado de leite, quanto na engorda de bezerros de corte. 

O ultrassom tradicional demonstra apenas a imagem em tons de cinza que correspondem ao tamanho e a textura do objeto que está sendo analisado. Com o recurso Doppler é possível identificar movimentos como o fluxo sanguíneo em cores. O que faz com que as análises se tornem muito mais precisas. 

Viu só como a ultrassonografia veterinária é uma importante aliada do pecuarista? Uma pecuária moderna exige investimento em tecnologias para que possa ter produtos padronizados e com preços competitivos. No nosso parceiro Shop Veterinário você encontra o modelo ideal para sua propriedade. Clique aqui e confira todos os detalhes

Fonte: Embrapa, Agrolink 

Áreas

Artigos

Bovinos de Leite

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.