Fábrica de ração animal - Conheça as oportunidades e desafios!

fábrica de raçãoSe você pensa em montar uma fábrica de ração, saiba que a atividade tem grande importância socioeconômica para o país. Segundo estimativas da ONU, até 2050 a população chegará a 10 bilhões de habitantes. Isso significa um aumento de 70% na demanda alimentar, esses números influenciam diretamente no setor agropecuário. Afinal, as proteínas de origem animal fazem parte do cardápio de boa parte da população.

O grande desafio é garantir a segurança alimentar e a produtividade dos animais, desta forma a nutrição tem papel fundamental para o sucesso e rentabilidade da pecuária. É justamente neste ponto que a fábrica de ração atende uma importante demanda para a solução destas questões.

O manejo nutricional, feito com precisão e qualidade garante uma boa produção em um intervalo de tempo menor. Esses fatores são de extrema importância, já que a alimentação representa cerca de 70% dos custos do produtor.

Investir em fábrica de ração é uma ótima opção, porém, para garantir sucesso é preciso ter atenção com alguns fatores. Continue a leitura deste artigo até o final, você vai entender quais são as maiores oportunidades e desafios na fabricação de ração.

Ótima oportunidade de negócio

Investir em uma fábrica de ração cria um mercado diferenciado na sua região, afinal o consumidor terá maior segurança em relação à procedência, gerando fidelização. Outro ponto importante é a redução da distância entre as indústrias e o produtor rural. Isso significa maiores chances de rentabilidade e crescimento para o município. 

Para garantir a qualidade da ração, é preciso estar atento a dois fatores: nutricional/fisiológica e sanitário. O primeiro regulamenta os níveis nutricionais ideais para cada categoria produtiva. Já o segundo certifica que a ração deve estar livre de componentes químicos, microorganismos e qualquer elemento que seja prejudicial a saúde dos animais. Ou mesmo que possam deixar resíduos indesejáveis na carne.

Para definir os graus nutricionais da ração é necessário que seja realizado a pesagem e dosagem correta dos ingredientes individualmente. É preciso garantir que a mistura tenha uma homogeneização correta dos nutrientes. Sendo assim o processo de fabricação de ração contém, três etapas:

  • Moagem: É o processo que reduz o tamanho das partículas. Para cada animal há uma medida certa, que é adequada para a ingestão e assimilação da ração;

  • Mistura: A etapa do principal do processo, já que todos os ingredientes tem que estar no padrão de granulometria correto. E nessa fase que é adicionado os micro e macronutrientes que enriquecem a fórmula; 

  • Peletização: A peletização ocorre para tornar o alimento mais durável, uma vez que o ganho econômico com essa etapa é grande.

E quais são os maiores desafios?

Como em diversos empreendimentos, existem alguns pontos que precisam ser prioridade na montagem da fábrica de ração. Abaixo listamos quatro deles, confira:

Elaboração de projeto: projetos elaborados e executados de maneira incorreta, são a principal causa de insucesso no setor. A ausência de estudos sobre as fórmulas, poucas discussões sobre os padrões que devem ser seguidos, e erros no processo, são alguns exemplos. 

É preciso dedicar um bom tempo para estudar a formulação de ração a ser empregada, focar nas especificações nutricionais demandadas. Definir os diferentes padrões usados nos processo e formalizar o projeto final. 

Capacitação técnica e de gestão: os indicadores de gestão são essenciais para mostrar o desempenho e a evolução da fábrica com relação às metas que foram traçadas. Sendo assim, é importante que bons índices sejam garantidos, entre eles:

  • qualidade do produto;

  • produtividade da fábrica;

  • granulometria da ração;

  • homogeneidade da ração;

  • Eficiência Geral de Equipamento (OEE).

Safra de Grãos: as safras da soja e de milho influenciam diretamente no custo de produção. Afinal, são os principais insumos utilizados em algumas rações. É fundamental manter o padrão de qualidade da matéria-prima em termos de umidade, impurezas e índices de urease. Caso contrário, o animal dará uma resposta negativa aos alimentos usados no manejo nutricional.

Muito conhecimento prático para o sucesso da atividade

Ao longo deste artigo você foi capaz de perceber que existem muitas oportunidades para quem deseja montar em uma fábrica de ração. E mais, que o conhecimento prático é decisivo para o sucesso do negócio. Gostou e ficou interessado? 

Nos Cursos de Industrialização de Rações do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais você tem a oportunidade de aprender na prática com os melhores especialistas. E claro, visitar Fábricas de Rações que já atuam com sucesso. Clique no banner abaixo e confira todas as informações.

Fonte: CPT Cursos Presenciais, Vaccinar e Ferraz Maquinas

Agricultura

Agroindústria

Artigos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Cursos

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.