Carbúnculo sintomático: Como prevenir essa doença em bovinos?

Carbúnculo sintomático

O Carbúnculo sintomático é conhecido também como manqueira, devido à intensa claudicação apresentada pelos bovinos afetados. É uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, que é causada pela bactéria Clostridium chauvoei.

A enfermidade geralmente acomete animais jovens, entre seis meses a dois anos de idade. Causando inflamação nos músculos, toxemia grave e alta mortalidade dos bezerros infectados, proporcionando grandes prejuízos à pecuária.

Por isso, é muito importante ficar atento às formas de transmissão, sinais, tratamento e prevenção da doença. É sobre isso que trataremos nos tópicos a seguir.

Transmissão do carbúnculo sintomático em bovinos

A doença é causada por um microrganismo transmitido por esporos de germes presentes no solo durante o pastejo, na água e também em alimentos contaminados. Aparecendo na maioria dos casos durante os meses quentes do ano. A transmissão também ocorre em contato direto com as feridas cutâneas dos bovinos acometidos, como por exemplo escoriações e pequenos ferimentos produzidos por espinhos ou arame farpado, chifradas ou outros acidentes.

O carbúnculo sintomático em bovinos acontece quando os animais ingerem esses esporos contaminados que rapidamente penetram em seu organismo atingindo o intestino, fígado e massas musculares. 

Os esporos que levam a contaminação da doença permanecem dormentes nos vasos das massas musculares. Então, quando acontece algum trauma na região como quedas ou coices propicia-se um ambiente sem oxigênio, que favorece a germinação dos esporos e produção das toxinas bacterianas. Posteriormente, ocorre a formação do quadro de gangrena que desencadeia os sinais da manqueira.

Quais os sinais da doença?

Além da manqueira, os principais sinais do carbúnculo sintomático em bovinos são:

  • Febre;

  • Tremedeira;

  • Claudicação acentuada;

  • Apatia;

  • Perda de apetite;

  • Pulso rápido;

  • Respiração pesada;

  • Inchaço dos músculos.

Como a doença se desenvolve rapidamente de 12 a 36 horas, é extremamente importante que você fique atento aos primeiros sinais. Assim, as chances de sucesso do tratamento são maiores.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito com base nos sinais clínicos e achados de necrópsia. O tratamento do Carbúnculo sintomático pode ser feito com altas doses de antibióticos juntamente com o suporte da fluidoterapia. Porém, o sucesso do tratamento ainda é pequeno, devido à rápida evolução da doença e quase todos os animais acometidos vão a óbito.

O tratamento é prolongado, bem como a recuperação do animal, cujos ferimentos deteriorados demoram para cicatrizar. A decisão de tratar o animal deve ser analisada com cautela.

Bovinos com muitas lesões musculares causadas pela enfermidade têm menos chance de viver. Por isso, o combate ao carbúnculo deve contar com um efetivo programa de prevenção, abordaremos sobre o assunto em seguida.

Prevenção

A melhor forma de manter seus animais longe do carbúnculo sintomático em bovinos deve se basear em medidas adequadas de manejo e imunização (vacina). O sucesso para prevenção  da doença não depende só da escolha de uma vacina eficaz. Como também do programa de vacinação implantado. O rebanho deve tomar a primeira vacina polivalente, por via subcutânea, até os quatro meses de idade e igualmente ao completarem 9 a 10 meses.

Como vimos, o carbúnculo sintomático é uma doença altamente fatal, ocasionando grandes prejuízos. Então, você que não quer perder no desempenho do seu rebanho, saiba quais decisões podem ser adotadas diante dessa e outras enfermidades. 

No curso de primeiros socorros em bovinos do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais, você aprenderá na prática sobre como lidar em diversas situações emergenciais com os animais. Faça parte de um grupo seleto de profissionais.

Fontes: Revista Veterinária e Ouro Fino Saúde

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.