Irrigação por gotejamento: Sistema econômico e lucrativo

irrigação por gotejamentoA irrigação por gotejamento é uma das técnicas mais utilizadas, principalmente em áreas mais secas. Ao longo dos anos, a utilização desse sistema vem aumentando, os fruticultores e horticultores, perceberam os inúmeros benefícios e já se renderam ao método. 

Ideal para o cultivo de hortaliças e frutas, a irrigação por gotejamento se destaca pelo fato de aumentar 90% a eficiência no uso da água, diminuição nas perdas por evaporação ou escoamento superficial. Pois, a água é depositada diretamente nas raízes das plantas.

É caracterizado também por ser um mecanismo de alta eficiência e precisão, sendo fundamental a mão de obra qualificada. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continua lendo esse artigo.

Como implantar a técnica de irrigação por gotejamento?

A técnica de irrigação por gotejamento pode ser implementada de duas maneiras: por equipamento enterrado que libera a água, ou por gotejamento na superfície do solo. Nas duas situações a expulsão do líquido é realizada em baixa intensidade e alta frequência.

A quantidade de gotejadores necessários é variável e vai e depender das características do solo e da cultura escolhida. Portanto, o solo, nesse tipo de sistema, é quem será responsável por distribuir a água pelas raízes das plantas.

Desta forma, em solos macios é recomendado que possua um pequeno espaço entre os furos do gotejador, podendo um gotejador ser suficiente para cada planta. Porém, em solos mais duros o espaço entre os gotejadores devem ser maiores.

Propriedades do solo

O método de gotejamento é recomendado para solos pesados, que possuem taxas baixas de infiltração. Nessa situação, a água deve ser utilizada com um fluxo baixo, possibilitando que o solo absorva e diminua o escoamento superficial.

Os solos arenosos também podem ter a irrigação por gotejamento mas, necessitam que a irrigação seja mais frequente, pois o solo não tem a capacidade de armazenar  muita umidade. 

Variedade de Planta

A técnica de gotejamento é mais utilizada em culturas que sobrevive por um maior período,isto é, que não sofrem mudanças frequentemente. 

Desta forma, as principais culturas em que pode ser aplicado esse procedimento são as de hortaliças-fruto, fruticultura e floricultura.

Custos da implantação

Em razão do custo dos equipamentos, a implantação e a manutenção do sistema será a maior dificuldade no processo, pois se trata de um sistema um pouco complicado. A quantidade de peças que são indispensáveis para implantar o método de irrigação por gotejamento dependerá de: 

  •  Capital disponível para o investimento;

  •  Tipo de cultura; 

  •  Tamanho da lavoura.

A variedade dessa técnica pode mudar, porém geralmente o sistema é formado por mangueiras próprias para gotejamento, conectores para a mangueira, gotejadores e válvulas para controle de pressão.

Principais benefícios do sistema

O uso do sistema de irrigação por gotejamento trás diversos benefícios ao agricultor, dentre eles podemos destacar:

  • Maior eficiência na aplicação;

  • Facilidade de aplicação e adaptação ao mais variados solos;

  • Economia de nutrientes, energia, mão de obra e fertilizantes devido à proximidade da aplicação;

  • Redução do desperdício de água;

  • Possibilita realizar a fertilização ao mesmo tempo que a irrigação, diluindo o fertilizante na água (fertirrigação);

  • Possibilita o uso de água reciclada e não potável, já que não há grande contato da água com o ar;

  • Prevenção de doenças causadas pelo contato da água com as folhas da planta;

  • Não precisa de nivelamento do solo;

  • Evita formação de barro;

  • Uniformidade na distribuição de água, que pode ser controlada através dos gotejadores;

  • Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação;

  • Diminui a proliferação de ervas daninhas que se beneficiam da aspersão de água;

  • Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio;

  • Permite o uso de água reciclada e não potável, já que não há grande contato da água com o ar;

  • O vento e a declividade do terreno não limitam a irrigação.

Se comparado aos demais, o sistema de irrigação por gotejamento além de garantir a economia de água ainda está associado a um dos métodos que mais protegem o solo. Mas, todos esses benefícios só são alcançados se o sistema for implantado da forma correta. Então, é preciso se capacitar para que assim você consiga ser capaz de criar um sistema de irrigação sustentável e lucrativo. 

Quer saber mais sobre como tornar a sua irrigação mais eficiente? Então, clique aqui e saiba como!

Fonte: CPT Cursos presenciais

Agricultura

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.