Raças de gado de corte: Saiba quais predominam no Brasil

Raças de gado de corte Saiba quais predominam no BrasilNo cenário da pecuária de corte brasileira, alguns conhecimentos são primordiais para o sucesso de um bom produtos. Entre eles, reconhecer os tipos de rebanho e a qualidade de cada um, favorece a produtividade da propriedade e como escolher a raça certa  para o sistema de criação aplicado. De início, é importante saber que existem várias raças de gado de corte que são predominantes pelo Brasil, porém as que mais se adaptaram são a Nelore, Angus, Brahman, Brangus, Tabapuã, Senepol e Hereford. Além disso, é válido reconhecer que atualmente o Brasil tem o maior rebanho de bovinos de corte do mundo, desta forma a pecuária de corte é uma das principais atividades econômicas.

Alguns fatores que proporcionam o crescimento de pecuária de corte no país são as diversidades de raças de gado de corte e o desenvolvimento genético que seleciona animais com desempenho e características superiores. Dessa forma, tais ações tornam o Brasil como um país competitivo no mercado de produção de carne. 

Ao iniciar ou mudar a atividade para a bovinocultura de corte, uma das principais decisões é escolher a raça que será criada. Para a decisão correta, o pecuarista deve levar em consideração a realidade de sua propriedade e o nível de tecnologia que almeja empregar. Continue lendo esse artigo e conheça as principais características de cada raça para conseguir fazer a escolha certa!

Principais características das Raças de Gado de Corte

Abaixo separamos algumas das principais características das raças de gado de corte que compõem o rebanho brasileiro e impulsionam o desenvolvimento da pecuária nacional:

Nelore

Com origem indiana, o nelore é a raça de bovinos de corte mais predominante no Brasil, responsável por 80% do rebanho nacional. Muito procurada pelos produtores de carne, o nelore, apresenta excelente adaptação às regiões mais quentes do país além de resistência a restrições alimentares;

Angus

Uma das raças mais famosas do país, o Angus tem origem europeia. Produz carnes com excelentes características de maciez e sabor. As principais vantagens para a criação da raça é a alta fertilidade e precocidade, pois os animais atingem a puberdade e o estado de abate mais cedo.

Brahman

De origem dos Estados Unidos, o Brahman, é o resultado do cruzamento entre as principais raças zebuínas. É de fácil adaptação ao Brasil e é uma excelente raça para cruzamento industrial.

Brangus

A raça surgiu do cruzamento entre do Brahman e Angus. Suas principais características são a habilidade materna, precocidade sexual, excelente marmorização e fácil adaptação. O Brangus é muito utilizado nos confinamentos devido ao seu elevado ganho de peso.

Tabapuã

Considerado como “zebu brasileiro”, o Tabapuã surgiu ao cruzar zebuínos, Nelore, Gir e Guzerá. Apesar de ser uma raça nacional, é criada também em outros países da América do Sul. Entre as principais características da raça estão à docilidade e fácil fertilização. Ainda, se forem criados no pasto ou em confinamentos, esses bovinos de corte têm bom ganho de peso.

Senepol

De origem africana, possui um crescimento rápido, resultando em um ciclo de engorda bastante curto, favorecendo a pecuária de corte. Apresentam como características alta capacidade de transformar o pasto em carne, deixando o animal pronto pro abate mais rapidamente, isto é, possui maturação de peso e carcaça frigorífica com idades ainda mais precoces.

Hereford

Raça de origem da Inglaterra, mais abundante em diversas regiões do mundo. Tem como características básicas a fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade, essas qualidades afirmam que essa raça continuará a ter um papel de destaque na indústria de carne bovina.

#BÔNUS : Como obter lucratividade na sua fazenda?

Antigamente o negócio era caracterizado pelo atraso tecnológico, hoje o cenário já mudou. A propriedade rural já é administrada como uma empresa, e o uso das tecnologias ajudaram a ampliar ainda mais a área. 

Vários produtores desejam que a sua fazenda tenha lucratividade. Porém, eles não cuidam dela como se fosse uma verdadeira empresa, ou seja, não fazem um planejamento correto do negócio. Em qualquer atividade econômica, para conseguir ter uma boa gestão e administração é fundamental que siga essas quatro ações: 

  • Planejamento;

  • Organização;

  • Direção;

  • Controle.

Além disso, a escolha da biotecnologia a ser usada para o melhoramento genético do rebanho, como por exemplo, se vai utilizar a monta natural, a inseminação artificial ou a Inseminação artificial e tempo fixo (IATF), deve ser sempre aliada a uma análise criteriosa para saber o que é mais vantajoso para alcançar o resultado esperado.

Outro fator que, certamente, vai fazer com que a criação de gado de corte seja bem sucedida é o investimento em conhecimento. Esse investimento é fundamental tanto para as pessoas que trabalham diretamente com a administração da propriedade, quanto para os funcionários que trabalham diretamente com o rebanho. Assim, para que a lucratividade seja alcançada, é preciso um conjunto de fatores que, só se torna eficiente e produtivo com qualidade, quando o conhecimento é aplicado na propriedade.

Por isso, para o produtor que deseja um rebanho de qualidade reconhecida e sucesso na pecuária de corte, a capacitação é fundamental. Quer atingir o sucesso e alcançar sua tão sonhada lucratividade? CLIQUE AQUI e aprenda na prática como lucrar ainda mais com sua produção!

Fonte: CPT Cursos Presenciais, Coimma e Brasil Escola

Artigos

Bovinos de Corte

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.