Silagem de milho: Uma alternativa para nutrir o rebanho!

silagem de milhoUsar a silagem de milho na alimentação animal é uma prática comum em propriedades leiteiras e de corte. Acontece, que o milho é uma rica fonte de energia, além de ser um alimento palatável e com alta digestibilidade. Assim, quanto maior a proporção de grãos em uma silagem, maior será o seu valor nutricional.

O principal desafio é produzir uma forragem de qualidade usando tecnologias que possibilitem a redução de custos. Para isso, é preciso conhecer bem as etapas do processo de produção. O manejo inadequado aumenta as perdas de matéria seca, interferindo na consistência e qualidade da silagem. Além disso, afeta a produtividade e saúde dos animais.

Por isso, reunimos informações importantes sobre os fatores que devem ser levados em consideração para obter uma produção de sucesso. Fique com a gente até o final e boa leitura!

Alternativa para nutrir o rebanho

A silagem de milho na alimentação animal surgiu como uma estratégia para suprir as necessidades nutricionais dos animais em períodos mais secos. Os padrões de qualidade da silagem sofreram variações com o passar dos anos. No início a prioridade era produzir a maior quantidade possível de massa verde por hectare. Desta forma, o objetivo era reduzir os custos de produção do alimento.

Com o passar do tempo houveram melhorias no padrão genético das vacas. Além disso, houve o entendimento de que a produção de silagens com maior proporção de grãos seria a melhor alternativa. Isso, porque eles são mais digestíveis do que as folhas e colmos.

Neste período, o milho se tornou uma das matérias-primas mais utilizados para o processo de silagem. As principais justificativas são:

  • Alto valor nutritivo;

  • Conversão alimentar;

  • Boa aceitação pelos animais;

  • Custos razoáveis de produção.

Etapas importantes da produção de silagem de milho

Abaixo listamos as etapas que são essenciais para garantir a qualidade da silagem de milho:

Plantio 

Qualidade é um fator determinante na produção de silagem e ela deve estar presente em todas as etapas do processo. Na etapa de plantio e condução da cultura é importante o acompanhamento agronômico de um profissional responsável.

Ponto de colheita

Quando a porcentagem de matéria seca do milho está em torno de 30% é um bom momento para realizar a colheita. Geralmente o ponto ideal dura por cerca de dez dias. Após este prazo o teor de massa seca se eleva e faz com que sejam maiores as perdas na colheita e dificulta o processo de compactação. Além disso, interfere diretamente na digestibilidade dos animais, o que sem dúvidas afeta a produtividade e desempenho.

Compactação

Um dos pontos principais para a obtenção da qualidade na silagem é o processo de fermentação. Então, para que isso aconteça é preciso retirar o máximo possível de oxigênio da massa que será ensilada. Além de controlar a respiração, favorece a elevação da temperatura e a ação das bactérias produtoras de ácido láctico. Desta forma, a compactação é responsável por garantir que o processo seja realizado com maior eficiência.

Ensilagem

Esta etapa irá variar de acordo com a silagem escolhida e compreende outras quatro fases. São elas:

  • Fechamento do silo;

  • Fermentação ativa;

  • Fase ativa;

  • Abertura do silo;

Capacidade de armazenamento do silo

Existem diversos tipos de silos disponíveis, e cada um possui benefícios e restrições em seu uso. Mas de forma geral existem alguns cuidados que facilitam o trabalho. Quanto mais próximos eles estiverem dos animais, mais fácil será para carregar e descarregar a silagem. E mais, a capacidade de armazenamento do silo deve ser avaliada levando em consideração o volume produzido, o nível de compactação e o teor de matéria seca.

Para isso é preciso planejar bem a quantidade de silagem que será utilizada durante o ano, estocando uma quantidade superior ao planejado. Pois, podem ocorrer perdas ao longo do processo de fermentação e retirada para o fornecimento.

Como atingir o sucesso na produção de silagem de milho?

Para atingir o sucesso na produção de silagem de milho o produtor deve seguir alguns passos para incrementar a produtividade:

  • Saber para qual finalidade a silagem de milho vai ser produzida de acordo com as prioridades da propriedade;

  • Análise crítica de todos os aspectos econômicos e técnicos para que não existam erros no processo de plantio;

  • A escolha do híbrido de milho, visando à adaptação da região de cultivo, juntamente com a época de plantio;

  • Os nutrientes disponíveis no solo e um programa de adubação auxiliam no processo de desenvolvimento e produtividade do cultivo;

  • Definir antecipadamente os tipos de equipamentos e maquinários utilizados.

  • Ponto, etapa e manejo ideal para a colheita;

  • Mão de obra, profissionais treinados que saibam aplicar o manejo de forma correta, tendo experiência com plantio, manutenção, colheita e transporte.

Esses e muitos outros fatores fazem a qualidade da silagem de milho ter um diferencial.

O pecuarista precisa ter amplo conhecimento na área antes de investir. Sendo fundamental que ele procure alternativas que façam a diferença no cultivo, com o intuito de manter a lucratividade e sucesso do processo.

Viu como é importante conhecer todas as etapas do processo de produção e utilização da silagem de milho na alimentação animal? Vale lembrar que quanto mais rápido for o processo desde a colheita até a vedação, menores serão as perdas durante a fermentação e no valor nutricional do alimento.

Você é pecuarista e gosta de utilizar as melhores técnicas na propriedade? Então a dica final é para você. No Curso Presencial de Manejo Nutricional de Gado de Leite, você aprenderá como nutrir seu rebanho com de qualidade, de forma eficiente, reduzindo seus custos com alimentação do rebanho. 

Fonte: Tecnologia no campo, Rehagro e Tecnologia no campo

Agricultura

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Milho

Pastagens

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.