Saiba porque a verruga bovina desvaloriza o animal

 

verruga bovinaVerruga Bovina ou Papilomatose bovina, também conhecida como Figueira é uma doença infecciosa que provoca lesões na pele (couro) e está ligada à imunidade celular do rebanho afetado. Esta enfermidade infecto contagiosa possui um alto predomínio nos rebanhos em várias regiões do país.

Provavelmente, você já deve ter observado em algum momento elevações na pele do animal, não é mesmo? E a eliminação dessas verrugas é um grandes desafio para o pecuarista brasileiro.

Por atingir principalmente as regiões externas da pele dos animais, é de extremo prejuízo por afetar o rendimento, produção e valor econômico do couro. Continue com a leitura e entenda mais sobre esse empecilho!

Causa da verruga bovina

A verruga bovina é causada por um vírus da família Papovaviridae, gênero Papilomavírus, que acomete principalmente animais jovens (novilhas e garrotes) por possuírem baixa imunidade em relação ao vírus, mas também em casos incomuns, podem ocorrer em bovinos adultos. Ela pode ser transmitida por: 

  • Contato direto - de animal para animal; 

  • Indireto - por meio de cercas, troncos, cocho, utensílios contaminados, dentre outros.

As partes mais atingidas são as regiões da cabeça, pescoço, papada e dorso. Em vacas quando ocorrem, aparecem principalmente na região do úbere.

Como fazer o diagnóstico da enfermidade?

O diagnóstico é feito através da classificação das lesões seguindo os critérios moleculares, histológicos, imunológicos, patológicos e através de exames laboratoriais para confirmação do vírus.

 A conformação do tamanho da verruga é variável, podendo chegar a centímetros de diâmetro, apresentando-se como excrescências na forma de couve-flor. O animal atingido pela doença pode atritar as verrugas em objetos e provocar sangramentos constantes, motivo de debilidade e retardo do desenvolvimento do bovino.

Como prevenir e tratar a verruga bovina?

Os tratamentos são de formas variadas e sua eficácia é variável em cada animal, portanto um determinado tratamento nem sempre tem o resultado esperado em todos os bovinos infectados. E quanto maior a infestação em um animal, mais difícil é o tratamento e sucesso com a cura.

Mesmo existindo no mercado produtos variáveis, conhecidos como vacinas para verruga, o tratamento mais aconselhado é a Autovacina, preparada a partir do material extraído das feridas dos animais.

A preparação desse produto deve ser feita por especialistas capacitados e sua aplicação ocorre apenas uma vez, preferentemente em vários pontos do animal. Saber quais medidas adotar diante dessas situações é o que faz a diferença na qualificação da saúde do animal.

A verruga bovina prejudica a produção e crescimento animal, dificulta a ordenha, quando se localiza nas tetas. Ela também expõe os animais infectados, a hemorragias e infecções secundárias, em caso de traumatismos e roçaduras.

Aliás, quanto mais conhecimento você adquirir, mais sucesso você alcança!

Para te ajudar, que tal um super guia gratuito de gado de corte que vai te ensinar o passo a passo para lucrar mais com a criação? Clique no banner abaixo e baixe o ebook! 

Fonte: Expressão animal e Milk point

 

 

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.