Casqueamento de bovinos: saiba por que e quando realizar

Casqueamento de bovinos saiba por que e quando realizar

Diante do cenário econômico atual, a intensificação dos sistemas de produção tem causado uma recorrência maior nos problemas nos cascos dos animais. Com isso, essas questões representam um entrave cada vez maior da pecuária bovina, causando perdas econômicas. Os problemas com os cascos levam a inviabilização de sistemas por interferirem na reprodução, na produção de leite, na maior ocorrência de doenças e em descartes de baixo valor. Por esse motivo, o casqueamento de bovinos é essencial no manejo da criação.

Essa prática tem como objetivo evitar doenças dos cascos dos animais, principalmente na pecuária leiteira. Isso acontece porque esse tipo de criação fica boa parte da vida em estábulos, com maior concentração de animais em uma mesma área. Esses fatores colaboram para aumentar a ocorrência de doenças em épocas mais úmidas do ano ou na estação mais chuvosa. 

Então, o casqueamento de bovinos está intimamente ligado à sanidade do rebanho de forma geral, já que problemas com os cascos podem levar o animal a desenvolver diversas outras enfermidades. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre quando e por que realizar o casqueamento de bovinos, entendendo um pouco mais sobre essa prática.

Porque realizar o casqueamento de bovinos

Para entender o porquê de realizar o casqueamento de bovinos, é preciso entender que a saúde dos rebanhos está intimamente relacionada à sanidade dos cascos. Isso acontece pois eles exercem um papel fundamental de locomoção e sustentação, além de estarem relacionados com a alimentação fornecida e o desenvolvimento anatômico dos animais.

Fatores como a higiene, o manejo inapropriado e a nutrição do rebanho atuam diretamente na predisposição dos animais para a ocorrência de doenças relacionadas aos cascos. A maioria dessas enfermidades têm origem infecciosa e são causadas por microrganismos contidos no próprio ambiente. Assim, o casqueamento de bovinos age na manutenção dos cascos dos animais, prevenindo que tais microrganismos se instalem por meio de pequenas lesões e encontrem um ambiente favorável para se multiplicarem.

Em alguns casos, o tratamento dessas doenças é mais simples. Ou seja, dependendo do grau de evolução da doença, é feita uma lavagem da pata com água limpa e sabão, retirando a sujeira com auxílio de uma escova. Em seguida deve ser feita a aplicação de uma solução de iodo 30% e antimicótico para combater a invasão de fungos e bactérias.

Quando realizar o casqueamento de bovinos

Considerando os processos necessários para o casqueamento de bovinos, e seus objetivos, é importante que esse tratamento seja realizado no início do período mais seco do ano. Isso se dá pela necessidade de recuperação do casco do animal já que este costuma ser afastado e levado para um local seco. Outro ponto é que, como para o rebanho leiteiro esse é o fim do período de lactação, realizar o procedimento nessa fase, evita a retirada da camada mais resistente dos cascos das vacas, o que pode causar novas lesões.

Assim, para realizar o casqueamento de bovinos de forma preventiva para lesões e doenças, é importante seguir três regras básicas:

  • Realizar o casqueamento pelo menos duas vezes por ano;

  • Aguardar de 80 a 100 dias após o parto, pelo menos;

  • Fazer o procedimento no período de secagem.

Dessa forma, fica claro como prevenir as doenças de cascos é importante fazer o manejo adequado do rebanho. Um bom casqueamento de bovinos deve aparar os cascos, restabelecendo o aprumo e a distribuição do peso entre as unhas, e, também, realizar o tratamento logo quando surgir algum problema, evitando que o caso se agrave.

Portanto, o casqueamento de bovinos se mostra uma prática essencial para a saúde do rebanho. Para garantir o bem-estar animal, essa prática deve ser aliada ao bom manejo geral e nutricional, cabendo ao responsável saber aplicá-la de acordo com a necessidade do rebanho.

Quer aprender o casqueamento de bovinos na prática, para prevenir doenças e lesões? CLIQUE AQUI e saiba como!

Fonte: CPT Cursos Presenciais e Revista Veterinária

CURSO DE CASQUEAMENTO PREVENTIVO

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.