Brucelose Bovina: o que você precisa saber para prevenir o rebanho!

Brucelose Bovina o que você precisa saber para prevenir o rebanhoNa pecuária bovina, o produtor pode enfrentar vários fatores que causam prejuízos, entres eles, estão as doenças. Entre as mais prejudiciais, está a brucelose bovina. A brucelose é uma patologia infecto-contagiosa e apresenta uma evolução crônica, que amplia ainda mais seu potencial de contágio. E o pior, ela pode acometer tanto animais quanto o homem. Entretanto, o rebanho bovino é o hospedeiro preferencial da enfermidade.

Essa zoonose ataca, sobretudo, o sistema reprodutor e ósteo-articular dos bovinos. Sendo assim, ela é responsável por grandes problemas sanitários e causa inúmeros prejuízos aos produtores brasileiros. Isso se dá, uma vez que os animais afetados pela doença apresentam baixa produção de leite e carne, além das perdas reprodutivas, já que a brucelose bovina pode causar abortos.

Na maioria dos casos, a doença é descoberta após uma grande perda no rebanho. Por isso, é importante que os médicos veterinários saibam realizar a identificação já no início para minimizar os prejuízos e danos. 

Neste artigo, iremos tratar sobre as formas de contágio, transmissão e as principais formas de prevenção da brucelose bovina. Confira!

O que é a brucelose bovina?

A brucelose bovina é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Brucella abortus. Ela ataca também bubalinos e pode ser transmitida para outros animais, contudo seu maior risco está na transmissão para humanos, fazendo dela uma zoonose. É uma infecção altamente contagiosa que, por sua vez, é comumente introduzida ao rebanho por animais previamente contaminados.

Contudo, outras fontes de transmissão são a placenta, líquidos e membrana de bezerros recém-nascidos ou de abortos de animais contaminados. Por sua vez, quando não há animais contaminados, a contaminação pode vir da ingestão de alimentos ou , até mesmo, ambientes previamente contaminados.

Como ocorre a contaminação?

A bactéria fica localizada no útero, placenta, úbere de fêmeas doentes ou nos testículos de animais que estão infectados. A contaminação pode ocorrer a partir do contato com animais infectados com brucelose bovina, com restos de tecidos - como placenta descartada, fetos abortados ou pelo corrimento que é secretado pela vaca. Ingestão de pastagem ou alimentos contaminada por urina de animais doentes ou contato de via oral ou erógeno, são outras formas que pode ocorrer a transmissão da enfermidade.

Principais sinais da brucelose bovina

A brucelose bovina possui sinais diferentes em machos e fêmeas. Por isso, saber reconhecer os sinais no rebanho como um todo, faz a diferença na prevenção e eliminação desse mal. Por ser altamente contagiosa, perceber estas características precocemente é uma das ações para a prevenção de prejuízos graves de produção. 

Assim, os principais sinais dessa patologia nas fêmeas são:

  • Abortos a partir do sexto mês de gestação;

  • Nascimento de bezerros fracos e prematuros;

  • Repetições de cio;

  • Retenção de placenta;

  • Redução da fertilidade;

  • Metrites;

  • Corrimento vaginal;

  • Inflamação das articulações;

  • Queda na produção de leite.

É importante saber que no caso dos abortos, é comum que nas próximas gestações a sua ocorrência diminua. Porém, a fêmea continua infectada e elimina a bactéria através das secreções da vulva.

Já nos machos, a doença se manifesta com:

  • Orquite unilateral ou bilateral;

  • Epididimite;

  • Vesiculite;

  • Infertilidade;

  • Pus, fibrose ou necrose nos órgãos reprodutivos.

Os bezerros podem contagiar-se por via intra-uterina ou pela ingestão de leite contaminado, porém, eles só apresentam os sintomas na fase de maturidade sexual. Contudo, durante a fase de desenvolvimento, ele pode ser responsável por disseminar a patologia para o rebanho.

Como diagnosticar e tratar a brucelose bovina

Para ter o diagnóstico correto da brucelose bovina é necessário que o médico veterinário faça a análise dos sinais clínicos apresentados pelo animal. Além disso, é fundamental pedir testes laboratoriais como: o Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e o 2-Mercaptoetanol (2-ME) que são realizados a partir de amostras do soro sanguíneo.

O tratamento ocorre por meio de medicamentos como antibióticos. Tais compostos têm o intuito de eliminar a bactéria. Porém, como o tratamento não é simples, algumas vezes é preciso levar em consideração o sacrifício de animais já infectados. Por isso, é muito importante investir na prevenção da doença.

Como prevenir a brucelose bovina

É possível adotar medidas simples que vão deixar o rebanho longe desta doença como:

  • Manter a vacinação em dia;

  • Isolamento das fêmeas que abortaram;

  • Desinfetar o material que obteve contato com o feto contaminado;

  • Adquirir animais livre de enfermidades;

  • Examinar periodicamente os animais.

Existem duas vacinas que controlam a brucelose bovina: B19 e RB51. A primeira vacina é obrigatória para bezerras entre 3 e 8 meses de idade. Já a RB51 é semelhante a B19, porém é indicada  para fêmeas adultas na pecuária leiteira. Os machos não devem receber nenhuma dessas vacinas.

Custos da brucelose bovina

Na pecuária leiteira as maiores perdas econômicas acontecem por causa das enfermidades. A brucelose bovina é responsável por pelo menos 25% de queda na produção de leite e redução de 15% na produção de bezerros e de carne. 

Essa patologia é muito séria, sendo assim, é importante ficar atento aos sinais dados pelo seu rebanho o quanto antes. Pois dessa forma é possível diminuir os danos que ela causa à sua fazenda.

É muito importante estar atento ao seu rebanho para saber agir nas situações de emergência. Se você quiser saber mais sobre como prevenir a brucelose e outras doenças? Que tal dar uma olhada nos Curso de Primeiros Socorros em Bovinos do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais. Clique aqui e confira todos os detalhes!

Fonte: SENAR, CPT Cursos Presenciais, Revista Veterinária e Shop Veterinário

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.