Ração para bovinos: insumos e composição

Ração para bovinos insumos e composiçãoPensar na composição da ração para bovinos é essencial para se ter um bom resultado produtivo, visto que a nutrição está diretamente ligada com o desempenho do animal. Porém, cada espécie e categoria tem uma necessidade específica e antes de aumentar ou diminuir a quantidade nutritiva é preciso levar em consideração o potencial genético da criação.

O Brasil é um dos líderes na fabricação de rações e sua indústria segue em expansão, como reflexo do crescimento populacional e do aumento no consumo de proteínas. Além disso, a busca pelo bem-estar animal está alimentando mais procura no setor. 

Embora não exista uma composição única que garanta desempenho para a produção, podemos dizer que existe um padrão a ser utilizado. Entenda neste texto quais são os principais insumos e o que buscar na hora da formulação de dietas.

Principais insumos para ração de bovinos e formulação de dietas

São diversos os grãos utilizados no Brasil para a fabricação de ração para animais e a escolha varia entre as regiões, os valores e as espécies. Normalmente, milho, soja, trigo, aveia e triticale estão entre os insumos mais buscados na formulação de dietas. Vale ressaltar que a composição de vários nutrientes é importante para suprir a fase que cada animal se encontra. 

Por exemplo, no caso do bovino de corte as melhores estratégias são aquelas que fornecem todos os nutrientes necessários para o seu sustento e o seu ganho de peso. Basicamente, a dieta é composta por forragens, alimentos concentrados, suplementos e aditivos, que fornecem fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais na medida certa.

Para manter os parâmetros nutricionais dos bovinos, em geral, recomenda-se acompanhar o nível de proteína nas rações. Para além disso, deve-se montar um planejamento composto também por suplementos energéticos e suplementos minerais e vitamínicos. 

Os suplementos energéticos são assim chamados por conterem teores altos de energia e teores baixos de proteína. Por outro lado, os suplementos proteicos contêm teores elevados de proteína, podendo também serem ricos em energia. Por isso, a composição das rações deve ser estabelecida a partir do nível de produção a ser alcançado. 

O planejamento de dietas é ainda mais importante em regiões com períodos de seca. As secas reduzem o aporte nutricional do gado e a suplementação é uma estratégia para manter o equilíbrio.

Importância do balanceamento da ração para bovinos

Para ter uma ração de qualidade é preciso ter uma boa suplementação. Contudo, o ponto primordial na fabricação da ração é o cuidado com a qualidade. A nutrição eficiente aumenta a produtividade de diversos setores, por isso, a ração deve ser balanceada a fim de um melhor custo-benefício e para tornar seu negócio rentável. 

O primeiro passo durante um planejamento é estimar as exigências nutricionais da categoria do animal para promover um equilíbrio entre os nutrientes. Depois, é recomendado fazer um levantamento de quais alimentos estão disponíveis, analisar sua qualidade e relacionar a composição química e o valor energético dos mesmos. A partir daí é feita a formulação de dietas para bovinos, atendendo as exigências do animal e calculando se a ração obteve todos os fatores nutricionais necessários para garantir o desempenho esperado. 

Formule dietas e rações adequadas para bovinos

Elaborar um programa nutricional correto é garantir maior desempenho do rebanho, reduzir custos e gerar maior lucratividade. Visto isso, o bom pecuarista precisa ter domínio suficiente para oferecer dietas e rações ao seu rebanho. Se interessou pelo tema? Aprenda mais sobre o assunto no Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos. 

 

Fontes: Nutrição e Saúde Animal, Nutrinews Brasil, O presente rural, Soma Nutricional Animal, Nutrição e Saúde Animal.

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2021 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.