Barragem para irrigação: o que é e para que serve?

Uma barragem para irrigação nada mais é do que uma estrutura construída para proporcionar a formação de um reservatório artificial. Na maioria das vezes, seu sentido é transversal ao fluxo de um curso d’água. 

 

Este tipo de barragem também pode ser chamado de açude ou de represa. No primeiro caso, são depositadas apenas as águas das chuvas (águas pluviais). Já as represas são quando seus reservatórios possuem regime normal de abastecimento por meio de córregos, riachos ou rios.

 

Os produtores rurais que pretendem fazer uma barragem devem saber quais são as indicações, se existem regras para a construção e quais os principais cuidados. Apesar de não ser difícil, as dicas ao longo do texto vão te ajudar a construir com segurança. Boa leitura!

Quando fazer uma barragem para irrigação?

 

Optar pela construção de uma barragem para irrigação pode ser indicada em diversas situações. Entre as indicações estão: permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades, armazenar água para ser utilizada na irrigação, elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, entre outras razões. 

 

Dentre as maneiras convencionais, quatro tipos de barragens podem ser feitas e deve-se escolher de acordo com a necessidade da propriedade:

 

  • Barragem de enrocamento: aquele em que são utilizados blocos de rocha de tamanho variável e uma membrana impermeável na face de montante.

  • Barragem de concreto: o subtipo gravidade é mais resistente e de menor custo de manutenção. Essas barragens podem ter seu traçado retilíneo (crista) ou em curva (em arco);

  • Barragem mista: aquela constituída por diferentes materiais ao longo de uma seção transversal;

  • Barragem de terra: é a mais comum no Brasil. Por não ser uma estrutura rígida estas barragens permitem ser assentes em fundações mais deformáveis, transmitindo esforços baixos para as fundações se comparadas com as barragens citadas anteriormente.

 

Regras para construir uma barragem

 

Saber avaliar se um determinado local é adequado para construir uma barragem e dominar as técnicas construtivas são as principais regras para o produtor rural que pretende realizar uma construção na sua barragem. Portanto, antes de começar é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local.

 

Durante essa avaliação será possível saber se o solo está com muitos afloramentos de rochas, se estão firmes e profundos, com características argilosas, se são arenosos ou se estão  úmidos ou parcialmente alagados (brejos). 

 

Para evitar ações  de  uso  dos  recursos  hídricos  de  maneira  insustentável  e  em  desacordo  com  as  normas  legais  vigentes, devem ser obedecidas medidas em relação aos barramentos irregulares. A fim de assegurar o uso racional da água, o Brasil instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. 

 

Entre os instrumentos de controle está a outorga e direito de uso dos recursos hídricos. Alguns casos podem independer de outorga, mas ainda precisam de cadastro de registro de uso da água junto ao órgão ambiental competente. 

 

 

O melhor sistema é aquele capaz de atender à demanda hídrica de cada cultura e garantir rendimentos positivos. Escolher o tipo de barragem e construí-la da forma correta e dentro da lei demanda conhecimento e constante atualização. Tenha todas as informações e muito mais com o Curso de Projetos de Sistemas de Irrigação. 

 

Essa é a chance de aprender na prática a desenvolver projetos eficientes para diversas culturas, levando em conta a demanda de investimento, disponibilidade de água, solo, relevo e cada tipo e característica ideal de irrigação! 

 

Fontes: CPT Cursos Presenciais, ABREU, Ricardo Rossato, MAFFRA, Marcelo Azevedo. SOUZA, Diego Cerveira de. 


 

Agricultura

Artigos

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.