Evapotranspiração: a importância de entender esse conceito na irrigação

A evapotranspiração é definida como a junção da evaporação da água do solo com a transpiração das plantas. Em alguns casos, os dois fenômenos, evaporação e transpiração, podem ser estudados separadamente. 

 

Todavia, quando produtores rurais conhecem a movimentação da água no planeta e sabem relacioná-la com a influência na vegetação, as decisões tomadas se tornam mais assertivas. Por isso, conhecer como a evapotranspiração ocorre e quais são seus tipos é um diferencial para quem trabalha com irrigação.

 

Ao longo do texto, apresentaremos essas e outras informações sobre o tema. Boa leitura!

Como ocorre a evapotranspiração

 

A evapotranspiração nada mais é do que toda a movimentação da água da forma líquida retornando à atmosfera. O processo ocorre através da união da evaporação com a transpiração e está diretamente relacionado ao ciclo da água. 

 

O primeiro fenômeno é definido como o processo de passagem de um líquido ao estado de vapor. Já o segundo, a transpiração, acontece quando a água, que as plantas absorvem do solo, é eliminada pelas folhas na forma de vapor d’água, por meio dos estômatos.

 

Ou seja, podemos dizer que a evapotranspiração é a combinação da passagem da água para o ar, que pode ocorrer tanto com a água presente no solo (rios, lagos, mares, entre outros), quanto nas plantas. 

 

Para que a evapotranspiração ocorra, fatores como disponibilidade de água no solo e a fase de desenvolvimento da vegetação devem ser considerados. Por exemplo, o fenômeno ocorre em maior quantidade em áreas com temperatura mais elevada e com precipitação abundante. 

 

Vale reforçar que o processo depende de diversos fatores, como manejo e uso do solo, condições climáticas e características da vegetação em questão. Além disso, pode acontecer em 4 tipos. 

 

4 principais tipos de evapotranspiração presentes na agricultura

 

  • Evapotranspiração de referência (ETo): conceito usado para se referir à perda de água de uma superfície cultivada com grama. Normalmente apresenta uma altura de 0,08 a 0,15 m, em fase de desenvolvimento ativo, cobrindo todo o solo e que não apresenta deficiência de água. Também é conhecida como evapotranspiração potencial. 

 

  • A Evapotranspiração Real (ETR): é definida como a quantidade de água transferida para a atmosfera, por evaporação e transpiração, em condições reais de fatores atmosféricos e umidade do solo. A área de determinação é delimitada com uma área de bordadura. 

  • Evapotranspiração de Cultura (ETc): essa é a fase de desenvolvimento em que a cultura se encontra, em ótimas condições de crescimento e desenvolvimento. A  ETc é calculada pela ETo x Kc, sendo Kc é o coeficiente de cultura, que varia conforme a área foliar da cultura. Os parâmetros de determinação são sem restrição e ampla área de bordadura.

 

  • Evapotranspiração da real da cultura (ETr): esse tipo considera as condições reais da cultura, com ou sem a presença de água e difere da ETc somente por não apresentar bordadura. 

 

Importância da evapotranspiração na agricultura

 

O uso consciente da água para irrigação deve ser feito de modo planejado e correto, com o objetivo de evitar desperdícios e prejuízos ao meio ambiente. Como a evapotranspiração é fundamental no ciclo hidrológico da água, o conhecimento sobre ela se faz necessário na irrigação, pois estima a necessidade hídrica na cultura. 

 

Dessa forma, é possível elaborar melhores projetos de irrigação voltados para a agricultura e controlar a disponibilidade de água para o abastecimento da população urbana, por exemplo.

 

Mas então, como começar a irrigar da maneira correta? Baixe gratuitamente o Guia Técnico de Irrigação e aprenda sobre a qualidade da água, a influência do solo, do clima e a verdadeira importância do projeto de sistema de irrigação. Não perca a oportunidade e saiba tudo sobre irrigação agora mesmo!

 

Fontes: Agropós, Blog Aegro, Brasil Escola, Agrosmart, 

 

Agricultura

Artigos

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.