Como escolher a melhor ração para gado de corte?

Um bom pecuarista sabe que o manejo nutricional é fundamental para a eficiência do rebanho. Portanto, é preciso estar ciente de qual será a melhor ração para o gado de corte, levando em consideração as exigências nutricionais de cada animal. 

 

Alguns fatores podem influenciar nessa decisão e não devem ser desconsiderados na hora de optar por um produto. Além de suprir toda a demanda nutricional, o produtor deve se atentar para não prejudicar a saúde e desempenho do gado. Caso isso aconteça, a estratégia de engorda pode comprometer os resultados finais. 

 

Vamos te orientar sobre os pontos chaves para escolher a melhor ração ao longo deste artigo. Continue a leitura e saiba como obter o máximo potencial do rebanho com as estratégias nutricionais corretas. 

 

Exigências nutricionais na alimentação do gado de corte

 

A qualidade final da carne está diretamente ligada à alimentação do gado. Por isso, o melhor manejo nutricional é aquele que fornece todos os nutrientes necessários para o seu sustento e o seu ganho de peso, de acordo com a categoria produtiva em que o animal está.

 

Em geral, uma dieta deve ser composta por forragens, alimentos concentrados, suplementos e aditivos, que fornecem fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Tudo deve ser oferecido na medida certa, através de um planejamento alimentar. Porém, a escolha da alimentação deve considerar alguns fatores.

 

Principais fatores que influenciam na ração para bovinos

 

O primeiro ponto que precisa ser levado em consideração é a fase da criação. Cada fase tem características e demandas específicas. No caso do gado de corte deve-se observar se é uma fase de cria, de recria, de reprodução ou de engorda. 

 

Na cria, por exemplo, fornecer creep feeding faz com que os bezerros cheguem à fase de desmama mais pesados do que se estivessem se alimentando apenas de leite. Na fase de reprodução os bovinos necessitam de uma alimentação que estimule a qualidade dos espermatozoides. Já na engorda, os animais precisarão de uma alimentação que aumente a sua massa.

 

Além das fases, as raças também influenciam na escolha da melhor ração para gado de corte. Os animais escolhidos precisam estar adaptados ao clima, evitando o estresse térmico e a baixa resistência à seca ou à umidade. Do mesmo modo, a composição da ração deve ser analisada.

 

A mistura da ração é feita a partir do concentrado com os minerais e os aditivos. Os ingredientes tidos como concentrados mais nobres são grãos de trigo, de soja e de sorgo, farelo de milho e farelo de soja. É importante ainda saber como está a disponibilidade de outros alimentos, como a forrageira (silagem de milho e cana-de-açúcar fresca picada). 

 

Um bom produtor procura nutrientes para o seu gado de corte. Por isso, pode ser que o animal ainda precise de uma suplementação para compor a dieta. Quando a forrageira não consegue suprir as exigências nutricionais desejadas, a suplementação pode ser a saída para promover o ganho de peso. Em fazendas que vivem períodos de seca, ela também é uma grande aliada. 

 

Como escolher a melhor ração para gado de corte

 

Agora que você já sabe tudo que pode influenciar na alimentação de bovinos, precisa ter segurança para escolher a melhor ração. Algumas recomendações merecem atenção:

 

  • Tenha um fornecedor de confiança;

  • Confira data de validade e se todos os componentes do produto estão na embalagem;

  • Os produtos precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA);

  • Sempre verifique o estado do produto antes de oferecer ao animal.

 

Saiba montar estratégias nutricionais para o seu rebanho

 

Vimos que cada situação tem uma exigência nutricional diferente e é importante saber investir em rações de acordo com o planejamento alimentar do rebanho. A partir de uma ração de alta qualidade, que supre o que o gado de corte mais necessita, você irá garantir a saúde dos animais e a qualidade do corte final. 

 

A melhor maneira de não errar é aprendendo técnicas modernas de alimentação, proporcionando o máximo potencial com o rebanho. Quer saber como? Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação) e veja como a sua capacitação trará resultados surpreendentes! 

 

Fontes: Nutrição e Saúde Animal, MF Rural, Boi Saúde, Connan

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.