O que é hipocalcemia em vacas e quais os riscos?

A hipocalcemia em vacas, também conhecida como febre do leite, é uma comorbidade do metabolismo que afeta, na maioria das vezes, as fêmeas leiteiras. A doença é mais comum no período de transição, até 72 horas depois do parto, e o animal acometido por hipocalcemia pode apresentar diferentes sinais clínicos.

 

A enfermidade é dividida em estágios e conhecer qual a causa, como diagnosticar e como socorrer uma fêmea nessa situação é imprescindível para salvar o animal. Saiba tudo sobre hipocalcemia em vacas a partir de agora!

 

Causas da hipocalcemia em fêmeas bovinas

 

A hipocalcemia é caracterizada pela baixa quantidade de cálcio no sangue. Nas vacas, o período de transição é considerado o momento em que ocorrem profundas modificações hormonais, anatômicas e fisiológicas no organismo da vaca visando prepará-la para o parto e posterior produção de leite. 

 

As mudanças de estado fisiológico durante este período ocorrem em um tempo muito curto, sendo insuficiente para o animal ativar os mecanismos que mantém os níveis normais de cálcio no sangue. Como consequência, a fêmea não consegue levantar após o parto, por falta de minerais que auxiliam nas funções nervosas e musculares.

 

A doença é ainda mais comum entre as vacas leiteiras mais velhas, a partir da terceira cria, pois elas têm ainda menor reabsorção óssea de cálcio do que as mais novas. 

 

Principais sinais clínicos da hipocalcemia

 

A hipocalcemia em vacas pode ocorrer de duas formas: a forma subclínica, quando os valores de cálcio sérico se situam abaixo de 8,5 mg/dL e a forma clínica quando dos valores de cálcio abaixo de 5,5 mg/dL. 

 

Os sintomas da doença variam de acordo com os estágios. No primeiro estágio, o animal apresenta dificuldade em se mover e se alimentar, podendo ocorrer excitação, tetania, tremores de cabeça e dos membros. Além disso, é comum haver protusão da língua e rigidez durante o decúbito.

 

Quando não diagnosticado no início, a transição para o segundo estágio pode evoluir em uma hora. Nessa fase o animal apresenta incapacidade de se levantar, tendendo a tomar posição de decúbito esternal. Também são sinais clínicos desse estágio: redução da tetania, sonolência, apatia, cabeça dobrada para o lado ou pescoço esticado com a cabeça no chão, protusão da língua, parada ruminal e até constipação. 

 

A duração do segundo estágio varia de 1 a 12 horas. Por fim, o terceiro e último estágio da hipocalcemia é caracterizado pela flacidez da musculatura, onde o animal se torna incapaz de assumir a posição de decúbito esternal, favorecendo o aparecimento de timpanismo. Ocorre também hipotermia, bradicardia com pulso praticamente impalpável e o coma. Se a fêmea não receber tratamento imediato, morrerá em poucas horas devido a parada cardiopulmonar. 

 

Como prevenir a enfermidade nas vacas

 

Diagnosticar a hipocalcemia é fundamental para tratá-la logo no início. O diagnóstico deve ser feito a partir do histórico e nos sinais clínicos do animal, além da mensuração do mineral no sangue.

 

Todavia, a melhor maneira de evitar tamanho prejuízo para a produção de leite é através da prevenção. A primeira medida é reduzir o fornecimento de cálcio para os animais antes do parto. Além disso, o manejo nutricional do animal deve ser pensado com dietas aniônicas no pré-parto. Este tipo de nutrição ativa mecanismos capazes de aumentar o cálcio no sangue.

 

Se a prevenção não for feita corretamente ou se ela não for uma preocupação no rebanho, a melhor maneira de evitar a perda do animal é através do socorro imediato. Pecuaristas e criadores precisam saber agir em situações que exigem urgência. Afinal, além da hipocalcemia em vacas, existem muitas outras emergências que podem acontecer.

 

Esteja preparado para lidar na prática com qualquer tipo de situação! O Curso de Primeiros Socorros em Bovinos oferece um conhecimento profundo dos sistemas vitais, anatomia e processos de enfermagem. Clique e saiba mais sobre a oportunidade!

 

Fontes: Prodap, Pubvet,JA Saúde Animal.

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.