Qual a importância do colostro na nutrição de bezerros?

A primeira secreção da glândula mamária nas 24h após o parto é chamada de colostro. Realizar essa oferta para os recém-nascidos é de suma importância, uma vez que o colostro contém diversos nutrientes que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável.

 

A colostragem traz benefícios que serão usufruídos ao longo da vida. Nesse sentido, o manejo adequado e eficaz do processo também deve ser levado em consideração no sistema de produção. Ao longo deste artigo vamos aprofundar no tema, discutindo como deve ser feita a oferta aos bezerros e a importância da sua composição. Continue a leitura abaixo!

 

Composição do colostro para bezerros

 

A primeira secreção da glândula mamária contém uma composição diferenciada. São altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas que fornecem anticorpos ao neonato. Com o passar das horas estes nutrientes são diluídos. 

 

Os ruminantes possuem uma placenta diferente dos outros mamíferos. Essa característica não permite a passagem de anticorpos da vaca para o feto durante a gestação. Dessa forma, é  o colostro que garantirá a imunidade passiva ao bezerro até que ele seja capaz de produzir seus próprios anticorpos (imunidade ativa), por volta de um mês de vida.  

 

Por nascerem sem as células de defesa, chamadas imunoglobulinas, os neonatos são suscetíveis a bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças. 

 

Como realizar a colostragem corretamente

 

Os bezerros devem mamar seu primeiro colostro em até 3 horas após o nascimento, diretamente da fêmea, e permanecer com ela por no mínimo 12h para ter a oportunidade de mamar mais vezes. Porém, existem algumas recomendações no manejo para que a colostragem alcance o resultado esperado. 

 

É possível monitorar a quantidade de transferência passiva de anticorpos através de coleta de sangue, separando o soro sanguíneo. Deve ser coletado entre o primeiro e o sétimo dia de vida, analisando em refratômetro de Brix ou de proteínas totais. Usando o mesmo método de refratômetro de Brix é possível verificar a densidade do colostro. 

 

A quantidade da primeira colostragem também é importante. É indicado fornecer uma quantidade de colostro que seja, pelo menos, 10% do peso vivo do bezerro ao nascimento.

É recomendado ter um banco de colostro na fazenda para que seja possível utilizá-lo quando a vaca não produz suficiente.

 

Importância do colostro para a produção

 

Além do papel no sistema imune, o colostro também desempenha uma função nutritiva, é essencial para a geração de calor e manutenção da temperatura corporal e possui fatores de crescimento e hormônios que são responsáveis pelo desenvolvimento de tecidos e órgãos. Ou seja, as funções do colostro são primordiais para o recém-nascido, mas também para que haja crescimento saudável para as próximas matrizes de produção. 

 

Entretanto, como visto ao longo do artigo, uma boa colostragem envolve diversos fatores para que seja efetiva. O cuidado com a vaca também é um deles. É preciso que a fêmea receba nutrição adequada e esteja com boa saúde para produzir mais leite e se tornar um animal de alta produção.

 

Muitas vezes, ter lucro com gado de leite pode ser um desafio. Saiba definitivamente como acabar com esse problema conhecendo as 7 formas para aumentar a produção de leite e a lucratividade na sua fazenda! 

 

Fontes: On Farm, Rural Pecuária, Milkpoint, Prodap. 

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.