UNESP vai iniciar convênio com a Espanha na área de irrigação e drenagem.

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, durante o mês de julho, a visita da professora Leonor Rodríguez Sinobas, da Universidade Politécnica de Madrid (UPM), para discutir o estabelecimento de convênio para o intercâmbio de docentes e alunos de mestrado e de doutorado  vinculados às áreas de Irrigação e Drenagem.

A professora Leonor Rodríguez Sinobas é engenheira agrônoma, mestre em Horticultura pela Universidade da Califórnia e doutora pela UPM onde coordena o grupo de investigação em "Hidráulica e Irrigação". Desde 1991 ministra disciplinas relacionadas com hidráulica, hidrologia e irrigação e drenagem na UPM. É especializada na melhoria da eficiência da distribuição de água em sistemas de irrigação por gotejamento superficial e enterrado, bem como na distribuição da água no solo.

A professora é coautora de artigos em revistas especializadas, alguns deles reconhecidos com prêmios internacionais, e colabora com o Ecological and Biological Departament da Oregon State University. Pertence à diretoria da Asociación Española de Riegos y Drenajes e coordena a Seção de "Soil and irrigation sustainability practices" na European Geoscience Union. Atua como avaliadora de projetos de pesquisa nacionais e internacionais e como revisora de artigos científicos da revistas internacionais especializadas em hidráulica, hidrologia e irrigação e drenagem.

Em 2010, o Journal of Irrigation and drainage engineering, principal revista de irrigação do mundo premiou como melhor artigo um trabalho da equipe da UPM que tinha a professora Leonor Rodríguez Sinobas como primeira autora.

Durante sua visita, a professora ministrou conferências na disciplina condensada "Hidráulica Agrícola", do professor João Zocoler, no Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem, e participou da elaboração de projetos de pesquisa conjuntos com docentes e alunos da FCA.

A aproximação entre Unesp e UMP começou em 2009, a partir de uma visita de prospecção financiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando estabelecer contatos com centros de excelência com potencial de cooperação didática e científica. Na ocasião, o professor João Saad, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, e a professora Leonor iniciaram as tratativas para estreitar a colaboração entre as instituições.

Nessa visita da professora Leonor Sinobas a Botucatu, foi elaborado um aditivo ao convênio geral, que deve ser firmado em outubro, visando o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e de docentes. Também foi oficializado o credenciamento da professora como orientadora e docente do Programa de PG em Irrigação e Drenagem da FCA.

Em outubro a UPM vai receber a visita do professor Raimundo Leite Cruz, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e, futuramente, até seis alunos de doutorado do PPG em Irrigação e Drenagem poderão desenvolver parte de seus trabalhos de pesquisa na Espanha, recebendo bolsas.

O convênio vai fortalecer ainda mais o esforço da Unesp como um todo no sentido da internacionalização de suas atividades. "A avaliação dos programas de pós-graduação feita pela Capes a cada três anos enfatiza a internacionalização. Apenas os programas com forte internacionalização alcançam os conceitos mais altos que, por sua vez, permitem maior autonomia financeira", explica o professor João Saad. "Esse processo não é fácil. Estamos colhendo agora os frutos de contatos iniciados há dois anos. Nossa meta é o intercâmbio de pessoas e a publicação de trabalhos em conjunto. A internacionalização é uma necessidade institucional e estamos caminhando nessa direção".

Segundo o professor, a aproximação com a instituição espanhola deve render uma valorosa experiência aos pesquisadores brasileiros da área de irrigação. "A Espanha já está no limite de sua área irrigada e eles têm uma boa tecnologia de irrigação. Toda água é controlada no país por um sistema muito rigoroso. Com o tempo será necessário haver uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos no Brasil também".

 

Fonte: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - Fepaf Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: O programa ABC chegou, mas se esqueceram da água  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Destaques

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.