Biocombustível feito de óleo da palma é incentivo para a agricultura familiar no Brasil

Um projeto do (IMA) Instituto Mercadológico das Américas, com sede em Brasília, foi selecionado pelo MDA e SAF( Secretaria da Agricultura familiar) para diagnosticar e mapear as comunidades que desenvolvem a agricultura familiar na região Norte do pais, com o objetivo de produzir óleo de palma.

Este projeto vai beneficiar agricultores familiares de 18 municípios dos estados do Acre, Pará e Rondônia. Os beneficiários serão informados sobre a cultura da palma de óleo e também sobre o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil.

O coordenador de Biocombustíveis do MDA, Marco Antônio Viana Leite, avalia que o projeto selecionado será a porta de entrada da agricultura familiar na cadeia produtiva da Palma de Óleo no Brasil. "O objetivo é avançar e inserir essa parte da agricultura familiar que se encontra excluída do processo produtivo de fato, e a partir da produção de biodíesel garantir mais renda para essas famílias", destaca.

A meta é identificar agricultores e agricultoras familiares com forte potencial de produção da matéria prima situados em áreas zoneadas para produção da cultura da palma de óleo (dendê) e, partir desse diagnóstico e mapeamento, possibilitar a parceria com as empresas produtoras de biodíesel, com o apoio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodíesel (PNPB) do MDA.

O uso da palma de óleo na produção de biocombustíveis foi definido a partir do lançamento do Programa específico para a cultura, em 2010, pelo Governo Federal.

 

Fonte: MDA Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Lançado o plano safra para agricultura familiar Petrobrás vai investir pesado em bicombustíveis nos próximos 5 anos Mercado verde e oportunidades de negócios inovadores    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Destaques

Floresta e Meio Ambiente

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.