Trigo sequeiro no serrado é promessa da Embrapa

O Brasil está, cada vez mais, em busca de novas tecnologias para maior produção agropecuária, e uma boa atitude foi buscar uma variedade de trigo sem o uso de irrigação que produza bem no cerrado. Ótima alternativa para o Brasil conseguir a auto-suficiência na produção de trigo.

Especializada no cultivo irrigado, a região ainda explora pouco a triticultura, em condições de sequeiro, considerada arriscada pelo produtor. Pesquisas em andamento na Embrapa Cerrados - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - buscam a solução para os principais fatores limitantes desse cultivo.

Um dos problemas enfrentados pela produção de trigo sequeiro é a ocorrência de períodos de estiagem, na época do plantio (janeiro e fevereiro) - os chamados veranicos - e também no período de enchimento de grãos, por volta de abril, no final do período chuvoso.

Como são recorrentes esses fatores, na época do cultivo, a produção pode ficar comprometida. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Walter Quadros, a busca é por variedades tolerantes à seca.

"Selecionamos plantas com raízes mais profundas e alguns mecanismos fisiológicos para não perder muita água pela transpiração", explica o estudioso. Para chegar a uma variedade de trigo tolerante à seca, os experimentos estão plantados no campo, nesta época, durante o período em que não há chuvas na região. Neles a irrigação não é uniforme, atinge mais algumas plantas do que outras. Assim, é possível avaliar o desempenho das plantas diante desse problema de estresse hídrico.

Outra dificuldade que o produtor de trigo em sequeiro enfrenta é a brusone, principal doença que afeta a cultura na região do bioma Cerrado e é causada pelo fungo Magnaporthe grisea. "Durante todo o período de cultivo, a temperatura é alta e há umidade, o que favorece o surgimento do problema. Além disso, para o plantio de trigo safrinha se tornar vantajoso, do ponto de vista econômico, é preciso diminuir a aplicação de fungicidas", explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, Alexei Dianese. Em resposta a essa dificuldade, os experimentos conduzidos pela Unidade, dentro do projeto "Brusone do Trigo: estudo da interação planta-patógeno", liderado pela pesquisadora Gisele Torres (Embrapa Trigo), visam ao teste e à seleção de cultivares resistentes à doença.

Trigo e soja - como é um cultivo de safrinha, a época do plantio do trigo depende muito do final da cultura de verão. Um dos estudos realizados pela Embrapa Cerrados avaliou que o plantio antecipado favorece melhores produtividades. Walter Quadros explica que foram testadas diferentes variedades e genótipos. As lavouras plantadas em janeiro produziram mais de três toneladas por hectare, enquanto as plantadas em fevereiro renderam pouco mais de uma tonelada, devido à redução de precipitação.

Para a antecipação do cultivo de trigo, conforme recomenda o pesquisador, é necessário que o produtor opte por uma cultura de verão precoce. De acordo com o pesquisador Sebastião Pedro, coordenador do programa de soja da Embrapa Cerrados, uma boa opção é a soja superprecoce, a ser lançada pela Unidade nas próximas safras. O ciclo dessa nova opção será cerca de 30% menor que o das variedades atuais, ou seja, de 90 a 100 dias.

Com uma média de 1,5 a duas toneladas por hectare, a produtividade do trigo cultivado em sequeiro é bem menor do que a do irrigado, com média de 4,5 toneladas por hectare. A vantagem reside no custo, que também é menor já que não há investimento em irrigação. A área potencial para esse cultivo também é muito alta, pode chegar a quatro milhões de hectares na região do Cerrado.

 

Fonte: Embrapa Cerrados Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sitema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Plantio de trigo no cerrado pode baratear preço do pão francês Plantio direto pode compactar o solo? Saiba mais sobre a mosca branca - uma das mais temidas pelos agricultores  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Artigos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.