Abrapa aposta em algodão geneticamente correto

A Abrapa(Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) junto com a ONG BCI       (Better Cotton Iniciative) começou um trabalho com cotonicultores de quatro regiões brasileiras para produzir um algodão sustentável que não prejudique o meio ambiente.

O projeto piloto se iniciou em Goiás, com quatro grandes propriedades produtoras de algodão da região de Rio Verde e Montividiu. Juntas, elas somam 11.644 hectares plantados, de algodão, que seguem os critérios BCI de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A estimativa de produção, no Brasil, na safra 2010/2011 é de 42,5 mil, sendo 19,9 mil toneladas de fibras oriundas de Goiás.

O BCI é uma organização que reúne entre seus membros produtores, indústrias, traders, entre outros órgãos voltados à cadeia produtiva de algodão mundial. A entrada da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), responsável pela implementação do projeto no País, junto às estaduais, respaldou, em 2009, o sistema de produção brasileiro e reforçou o respeito às leis ambientais, trabalhistas e sociais. "Os produtores de Goiás possuem uma visão muito empreendedora e rapidamente compreenderam os benefícios do programa", comenta a coordenadora de sustentabilidade da Abrapa, Andréa Aragón.

O objetivo do programa é incentivar a produção de um algodão que respeite o meio ambiente e que atenda a todas as exigências da legislação trabalhista, com a oferta de condições de trabalho seguras, aos trabalhadores rurais. Entre as determinações do BCI está a utilização de menos água e pesticidas durante o cultivo e estimula a rotação de culturas e o plantio direto que melhorem a qualidade do solo. Além disso, preza relações justas de trabalho e a preservação da natureza.

  Fonte: Promoalgo

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Trigo sequeiro no serrado é promessa da Embrapa Bicudo-do-algodoeiro - o terror dos produtores de algodão Controle biológico no algodão é mais eficaz do que químico    

Quer ficar informado? Cadastre- se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.