Universidade Federal de Viçosa digitaliza solos de Minas Gerais

Um trabalho realizado há mais de 10 anos pela CETEC- Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais,  liderado pelo pesquisador Antonio Francisco Melo Marques, conseguiu mapear todos os mapas de solo de minas gerais, e agora, pelo financiamento da Feam- Fundação Estadual de Meio Ambiente, conseguiram digitalizar o mapa, sendo de uso público, com livre acesso aos interessados em verificar seus dados. Está disponível no site do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (www.dps.ufv.br).

Com isso, os profissionais terão informações diversas como projeto de estradas, planejamento de parques e outras unidades de conservação, extensão rural, assentamentos rurais e até mesmo planejamento urbano. O trabalho iniciou-se há mais de 10 anos. Segundo o professor da UFV, Elpídio Inácio Fernandes Filho, que coordenou a equipe criadora do mapa digital.

Algumas regiões de Minas já haviam sido mapeadas e as cartas de solos, como são chamados os mapas, estavam em bibliotecas públicas. O projeto, liderado pela UFV, consistiu-se na compilação dos mapeamentos existentes para cobrir todo o território do Estado de MG. Depois, foram identificadas áreas com cobertura inadequada ou incompleta, ou mesmo, levantamentos com escala incompatível com a pretendida para o mapa de Minas. Em 2009, pesquisadores dos Departamentos de Solos das Universidades Federais de Viçosa e de Lavras e do Cetec, com o suporte financeiro da FEAM, realizaram o mapeamento das bacias do Rio Doce, Rio Paraíba do Sul e Rio Grande.

O mapa mostra a distribuição de solos, no Estado, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Assim, é possível determinar os tipos de solos dominantes de cada região. Com estes dados, engenheiros agrônomos, florestais, ambientais, geógrafos, zootecnistas e outros especialistas podem planejar o que de melhor pode ser feito em cada área ou terreno.

 

Autor: Revista Agropecuária (com informações de Léa Medeiros/UFV)

 

 

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agricultura

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura de precisão e o GPS Georreferenciamento agora é obrigatório para áreas de até 500 hectares Agricultura de precisão: O que é e como poderá aumentar os lucros  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.