Plantio direto de hortaliças pode reduzir pragas e doenças

O plantio direto, cada vez mais, ganha espaço e aceitação entre os produtores de diversas culturas, devido a seu benefício para o meio ambiente e para o bolso do produtor rural; agora é a vez das hortaliças.  Segundo o pesquisador Nuno Madeira da Embrapa Hortaliças, o plantio direto pode trazer grandes vantagens para os produtores, como diminuição da erosão do solo em até 90%, economia de água, capinas manuais e fertilizantes.

- O plantio direto aumenta a quantidade de matéria orgânica no sistema. Com isso, o custo de produção fica mais baixo. De forma geral, pensamos em um sistema que busca saúde do solo e, consequentemente, da planta que, nele, irá se desenvolver. Então, em vez do sistema de preparo do solo convencional, com aração, gradagem e enxada rotativa, fazemos o preparo biológico, utilizando plantas de cobertura, seguido do manejo dessas plantas, seja por roçada ou pela dessecação - afirma o pesquisador.

- Essa técnica promove um sistema mais saudável, já que contamos com mais matéria orgânica e diversidade de planta. Além disso, a disseminação de doenças e pragas é reduzida - conta.

Com a diminuição da água escorrida pelo solo, diminuem, por exemplo, possíveis respingos que batem no solo e propagam esporos de fungos, evitando doenças fúngicas. Diminuem, ainda, plantas daninhas, além de combater pragas devido ao número de obstáculos e diversidade da palhada.  O pesquisador ainda demonstra que pode reduzir o custo da produção em até 20%, devido ao plantio direto, sendo uma técnica rentável e não prejudicial para o meio ambiente.

 

Fonte: Portal dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuaria  

Conheça o Curso de Produção de milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

Veja outros artigos da Revista Agropecuária:

Fique atento produtor, é hora de controlar a cigarrinha das pastagens Aplicação prática da análise textural no campo Saiba como obter potencial em áreas degradas  

Quer ficar infomado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.