Uma pesquisa realizada por Dirceu Gassen, da Cooperativa dos Agricultores do Plantio Direto (Cooplantio), que desenvolve trabalhos para a Embrapa, há mais de 20 anos, garante que a soja possui maior fotossíntese atuante do que a das árvores, defendendo que como as florestas estão em equilíbrio, produzem e consomem o gás carbônico (CO2).
Já as plantações de soja estariam consumindo somente o CO2, sendo ótimas "sequestradoras" de carbono.
O pesquisador exemplifica a tese, informando que a cada três toneladas de soja colhida, são geradas mais duas, de palha. "São cinco toneladas de matéria seca por hectare. Então, o agricultor está sequestrando 50% desse volume em carbono".
Para produzir um quilo de carbono, a planta - na fotossíntese - consome 3,66 kg de CO2. "Em um cerrado ou floresta em equilíbrio, as plantas não aumentam a biomassa, porque as folhas caem, apodrecem, se decompõem, mineralizam e outra árvore nasce no lugar. A única forma de sequestrar carbono é tirando biomassa e, isso, a soja ou o milho faz, a floresta não, pois ela está em estado de equilíbrio". Afirma Gessen.
Fonte: Assessoria de Comunicação - APROSOJA
Adaptação: Revista Agropecuária
Veja outras notícias da Revista Agropecuária:
É hora de controlar a ferrugem asiática da soja Redução da área para plantio da soja Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto
Digite seu e-mail: