Plantio direto do algodão cresce no semiárido nordestino

Dentre as técnicas modernas de plantio que entrou para ficar, definitivamente, foi o plantio direto na palha, na qual não há revolvimento do solo, possibilitando melhor qualidade do solo e maior lucratividade para o produtor. E uma cultura que está sendo explorada neste tipo de plantio é a cotonicultura, principalmente na região do Semiárido Nordestino.

Segundo o pesquisador da Embrapa Algodão Valdinei Sofiatti, um modo dos cotonicultores conseguirem implantar o método, com sucesso, é utilizar culturas rentáveis, na época das águas, que depois gerem palhada, para, posteriormente, entrar com o algodão irrigado, na época da seca.

O sistema é uma rotação de culturas, entrando com as rentáveis da região, na época das chuvas,que na região do semiárido acontecede fevereiro a março, e depois da colheita, em julho, entra-se com o algodão irrigado sobre a palha, que será colhido em dezembro.

Esta técnica, além do aproveitamento da área, na seca, traz muitos benefícios para o solo, aumentando sua umidade, sua fertilidade, trazendo maior produtividade para o algodão. O produtor terá benefíciosna rentabilidade variada, de poder tirar proveito de várias culturas, menor custo, principalmente com a economia de não necessitar de máquinas para o plantio convencional.

Segundo o pesquisador Sofiatti,"o plantio direto em áreas irrigadas favorece a mecanização da lavoura, uma vez que o produtor passa a ter menos problemas relativos à entrada das máquinas. No entanto, é preciso que os agricultores mudem os equipamentos de plantio, adotando uma plantadeira especial para plantio direto. Já a colheita é feita da mesma forma que no plantio convencional''.

Uma medida sanitária que não pode ser esquecida, no plantio direto e no convencionalé a destruição de soqueiras, que é uma medida sanitária essencial para o controle de pragas e doenças. A destruição química é a mais adequada, mas a mecânica também pode ser utilizada.

  Fonte: Portal Dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

  Veja outras notícias da Revista Agropecuária: Consórcio do café abre novo período para concorrer à Bolsa do Café Padrão de qualidade para o algodão colorido da Paraíba Morte de abelhas causa perda de produtividade dos campos europeus    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.