Cargas escoadas pelos portos brasileiros estão elevadas

Devido principalmente ao aumento da demanda mundial pela soja, os volumes escoados por portos brasileiros no primeiro semestre de 2012 estão elevados, superando produtos tradicionais.

No maior porto brasileiro, o de Santos, o açúcar sempre foi conhecido como o produto de maior ocupação de cargas escoadas. Neste início de ano, o acúmulo comercializado de soja no porto foi de 1,825 milhão de toneladas, ascendo mais de 170% em relação ao mesmo período do ano passado. O açúcar esteve na segunda colocação com quase 1,3 milhão de toneladas exportadas, crescimento de apenas 0,8%.

A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo Santos) ressalta que a demanda internacional pela soja foi o principal responsável pelo crescimento recorde.

Estados brasileiros também estão registrando grandiosas porcentagens na exportação do grão. Mato Grosso elevou em 109% a venda de soja neste primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2011.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os fatores principais que levaram a números elevados de comercialização do grão são a combinação de demanda, bons preços e baixa na oferta do produto no mercado internacional.

Do mês de janeiro a março de 2012, as exportações do complexo soja, óleo, grão e farelo, somaram quase 3,5 bilhões de reais, alta de 85% no comparativo com mesmo intervalo de 2011.

Somente este ano, as estimativas são que o crescimento de vendas do grão brasileiro no mercado mundial deva ascender 500 mil toneladas, totalizando 34 milhões de toneladas exportadas.

 

 

 

Fonte: Portal Amazônia

Adaptação:Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Vale produzirá potássio em Sergipe Agrishow promete recorde de visitantes Prorrogado o prazo para as inscrições no XXII congresso brasileiro de fruticultura

 

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail:

Destaques

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.