Acadêmicos participam de Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa

Com o propósito de compartilhar conhecimentos adquiridos na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), acadêmicos de graduação e pós-graduação do quadro de estagiários e bolsistas da Unidade participaram da I Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa (JIPE), nos dias 8 e 9 de maio.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, destacou que a JIPE também é uma maneira de estagiários e bolsistas aprimorarem a capacidade de escrever, de apresentar trabalhos e de falar em público. "A Jornada é um complemento no processo de estágio da Embrapa, contribuindo para a formação do estudante, que exercerá sua profissão ou continuará seus estudos fazendo mestrado ou doutorado."

Como forma de estímulo, em 21 de março, foi elaborada a Pré-Jornada da JIPE, em que os acadêmicos assistiram a três palestras sobre aspectos da apresentação oral, fontes de informação bibliográfica e comunicação (postura e voz).

Cada estagiário e bolsista, inclusive os que terminaram o vínculo em 2011, pôde inscrever até dois trabalhos sobre temas das atividades que desenvolveu no estágio, escolhendo um para fazer a apresentação oral. No total, foram inscritos 56 trabalhos e 42 apresentados oralmente. "É uma troca interessante, em que o estagiário aproveita a estrutura da Embrapa, interage com o pesquisador e, ao mesmo tempo, colabora trazendo mais competência técnica para o desenvolvimento dos projetos na própria Embrapa", disse o chefe adjunto de P&D e presidente da Comissão Organizadora da JIPE, Guilherme Lafourcade Asmus.

Os trabalhos foram avaliados quanto à criatividade, qualidade técnica e inovação por uma Comissão interna, formada por pesquisadores da Unidade (Crébio Ávila, Marciana Retore, Rodrigo Arroyo Garcia, Oscar Fontão e Walder Nunes), e uma Comissão Avaliadora externa (professores Keli de Picoli Souza e Marcos Gino Fernandes da UFGD).

Os destaques na categoria criatividade foram Carlos Fabiano Capato (graduando) - orientador William Marra Silva; Alessandra Oliveira da Silva (pós-graduanda) - orientador Fábio M. Mercante. Em qualidade técnica, os destaques foram Bianca Martins (graduanda/PIBIC) - orientador Carlos Lasaro P. de Melo; Janile Mainardi (pós-graduanda) - orientador Guilherme Lafourcade Asmus. Na categoria inovação, os trabalhos destacados pelas Comissões foram Fernando Alves Oliveira (graduando/PIBIC) - orientador Fábio M. Mercante (PIBIC); Maurício Rocha Kintshev (pós-graduando) - orientador Fábio M. Mercante.

Já o acesso à avaliação de desempenho das apresentações, em termos de estrutura lógica, cumprimento do tempo, domínio do conteúdo, clareza, postura, será restrito a cada estudante. O objetivo é  que ele veja quais pontos precisam ser melhorados para contribuir com seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Outra avaliação, realizada pela professora Maria do Carmo Vieira da UFGD, foi a dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq.

Palestras

Com o tema "Papel das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na formação profissional ", o diretor-presidente da Fundação e Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marcelo Turine, mostrou aspectos dos cenários internacional, nacional e estadual em CT&I na abertura da JIPE, no dia 8.

No encerramento da Jornada, no dia 9, o coordenador da Comissão Científica e pesquisador Rômulo Penna Scorza Júnior, ministrou a palestra "Comunicação Científica", em que abordou princípios básicos sobre o tema, principalmente redação científica, e sobre ética, publicações e importância da fluência na língua inglesa.

Parcerias

A Embrapa Agropecuária Oeste mantém um quadro de estagiários e bolsistas de graduação, pós-graduação e de ensino médio em parceria com instituições de ensino. Há duas modalidades de estágios: o obrigatório, exigido pela instituição de ensino ao aluno, e o não-obrigatório.

A convite da UEMS e UFGD, pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste fazem parte da equipe de docentes dos programas de pós-graduação, em Dourados, como membros credenciados junto a CAPES. Além da docência, também atuam como orientadores nas dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Na região de abrangência da Embrapa Agropecuária Oeste há várias universidades. "Em Dourados,  são duas da iniciativa pública (UFGD e UEMS) e duas da iniciativa privada (Anhanguera e Unigran), com cursos da área de Ciências Agrárias, criando um excelente ambiente de interação e parceria para que aconteça um somatório de ações em prol do desenvolvimento regional", comenta Asmus.

 

 

 

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

      Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Exportação de produtos lácteos aumenta no Brasil Ovimpiadas 2012 Casqueamento em bovinos é ótima oportunidade para gerar renda      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail:

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.