Importância do Casqueamento Bovino

Um dos maiores problemas que ocorre nos bovinos de corte e de leite, está relacionado com o casco do animal. Quando o casco tem problemas, o animal não consegue andar direito, não come bem, quer apenas ficar deitado. E com o casco incomodando, toda a funcionalidade do animal é comprometida. Além da alteração no ganho de peso diário, a parte reprodutiva também é afetada. Essas alterações interferem diretamente na lucratividade do produtor, que será mais baixa se não houver uma preocupação maior e uma solução para o problema de casco do seu rebanho.

O procedimento necessário para tratar os cascos dos bovinos não machuca o animal, porém eles ficam assustados e incomodados com a posição em que são mantidos para fazer uma boa pedologia bovina. Por isso, o atendimento é feito melhor em troncos, com o animal imobilizado. Normalmente, os profissionais utilizam um tronco próprio para tal.

A técnica de casqueamento é simples, embora haja poucos profissionais capacitados para o trabalho. Normalmente para não correr o risco de cortar além do necessário ou do serviço ficar mal feito, o casqueador usa três tipos de ferramentas: primeiro, corta com a chave turquesa, para tirar as partes mais grossas; depois, apara com a faca e por fim usa a lixa para dar o acabamento. A higienização é feita com sulfato de amônia. Em menos de uma hora depois o animal já está com os cascos aparados e mais prevenidos de doenças graves que causam as manqueiras.

O procedimento é repetido em média a cada 45 dias.  O profissional deve estar bem capacitado e treinado para corrigir os principais defeitos observados, realizar curativos, colocar bandagens e tamancos. O rebanho com certeza será mais saudável e o produtor terá uma lucratividade maior garantida.

 

 

 

Fonte: Canal Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

 

 

 

Assista o vídeo:

 

 

 

 

Conheça o Curso de Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Veja como é feita a produção do cordeiro precoce Ovimpiadas 2012 Preço do álcool é reajustado nesta semana  

 

Bovinos

Pecuária

Vídeos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.