Para continuarem ou se tornarem competitivos no mercado agroexportador brasileiro, os pequenos e médios agricultores terão que encontrar saídas, visto a maior facilidade dos grandes proprietários em ganhar mercado com melhores preços e condições de manejo agrícola.
A saída, afirmam especialistas, é o modelo de cooperativismo, o que não os torna maiores ou amentam significativamente seus negócios, mas permite melhores oportunidades e condições de competir no mercado com os grandes concentradores de terras.
As sociedades cooperativas são associações de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, regulamentadas por lei, com políticas e regimes nacionais que as apoiam.
Segundo Marcelo Duarte, diretor executivo da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), "a concentração e expansão dos grandes grupos no mercado de soja é uma tendência, impulsionados pela eficiência, escala, competitividade e economicidade, e isto vai exigir que os pequenos e médios produtores se unam para continuar na atividade com eficiência e rentabilidade nos negócios"
Mesmo não possuindo grandes extensões de terras, os pequenos e médios produtores precisam estar atualizados sobre informações do cenário agropecuário brasileiro e inovar e adaptar a cada demanda exigida pelo mercado, se profissionalizando para melhor planejar sua produção.
A própria Associação Brasileira dos Produtores de Soja possui o Cooprosoja (Programa de Fomento às Cooperativas), visto a necessidade em apoiar os produtores que não conseguiam disputar a competitividade do mercado, prestando auxílio aos que desejam se organizar cooperativamente nos moldes das que já existem e são referência neste sentido.
Fonte: Aprosoja
Adaptação: Revista Agropecuária
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