Manejo intensivo de pastagens para a bovinocultura

A pecuária brasileira se caracteriza por ter a maioria de seu rebanho criado em pastagens, que é a principal e mais econômica fonte de nutrientes para os bovinos. Mas estas pastagens são normalmente de baixa qualidade devido às características de nossos solos, das espécies cultivadas, e principalmente devido à falta de práticas como: adubação, uso de forrageiras adequadas, rodízio, taxa de lotação adequada, entre outras (Oliveira et al., 1999).

O manejo intensivo de pastagens tem como objetivo aumentar a produtividade da pecuária de corte, com o máximo aproveitamento dos pastos, por meio do uso de tecnologias consagradas como adubação e manejo rotacionado. Isso reduz custos e apresenta uma importante vantagem ambiental, pois, com a adoção do manejo intensivo, é possível aumentar a produtividade sem a necessidade de abertura de novas áreas de pastagens, reduzindo a pressão sobre áreas preservadas.

Neto (1994) alerta que não é difícil perceber que não há um sistema de pastejo ótimo para as mais diversas situações, na verdade para cada sistema de produção há um método de pastejo que melhor se ajusta aos fatores de produção. No entanto, para obtenção de uma alta produção animal em pastagens, três condições básicas devem ser atendidas: 1) produzir uma grande quantidade de forragem de bom valor nutritivo, cuja distribuição estacional deve coincidir com a curva anual de requisitos nutricionais dos animais; 2) grande proporção dessa forragem deve ser colhida pelos próprios animais; 3) a eficiência de conversão dos animais deve ser elevada.

 

 

 

Fonte: Revista Eletrônica de Montes Claros

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail:

Bovinos

Destaques

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.