Gerenciar as propriedades rurais para garantir rentabilidade

Saber como gerenciar suas propriedades, garante aos produtores rurais melhorias na rentabilidade das atividades agropecuárias. Para isso, o planejamento dos custos de produção de qualquer atividade rural deve ser bem formulado para que o produtor consiga fazer uma análise específica e eficaz dos resultados obtidos. Essa visão de gerenciamento rural tem dado à administração de propriedades rurais o reconhecimento de empresa rural.

Visando aumentar a rentabilidade, os empresários rurais têm como base o planejamento de suas atividades, para que possa organizar, controlar e gerir a propriedade de forma rentável.  Concordando com essa proposta, o agropecuarista, Irineu Shawbach, aponta o sistema lavoura-pecuária como uma das melhores alternativas para o ramo. De acordo com o agropecuarista, nesse sistema, o empresário rural verifica primeiramente a cobertura do solo, que é a palhagem, a lotação e a rentabilidade da produção agrícola, preparando a propriedade para então investir na agricultura, se for recomendável.

Na fazenda de Irineu, até meados de setembro praticamente toda a área de sua propriedade é ocupada por pastagem de gado, mas a partir de outubro cerca de 500 hectares passa a ser utilizada para o plantio da soja. Essa troca de atividade é planejada, antecipadamente, desde na colheita do ano anterior, porque, segundo o agropecuarista, é necessário organizar as atividades com antecedência, a fim de monitorar a qualidade do solo e diminuir ou evitar os prejuízos.

Segundo Euclides Maranhão, analista da Embrapa, "a propriedade rural precisa ser vista como empresa", para que o assim empresário rural possa fazer o controle financeiro, analisar se os recursos podem apresentar sustentabilidade, estudar o mercado e estar atento as tendências, a fim de que possa aumentar sua rentabilidade.

Fonte: Globo TV

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Sêmen sexado é uma nova opção para pecuaristas aumentarem a lucratividade A disponibilização de cultivares transgênicas no mercado de sementes do Brasil na safra 2011/12 A importância e influência da Rio+20 para o agronegócio nacional

 

Artigos

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.