Nova variedade de Milho traz alta quantidade de pró-vitamina A

Pró-vitamina A, também conhecida por Caroteno, que a partir de reações químicas no organismo, se transforma em vitamina A

 

O projeto BioFORT da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), busca a biofortificação e melhoramento genético convencional de alimentos que compõem a dieta básica da população brasileira e de outros países.

A pesquisa já rendeu exemplares de mandioca e de batata-doce com altos teores de vitamina A e arroz, feijão e feijão-caupi mais ricos em ferro e zinco.

A mais recente novidade deste projeto será lançada neste ano, pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): uma cultivar de milho com uma quantidade de pró-vitamina A até quatro vezes superior à encontrada em cultivares comuns do cereal. A pró-vitamina A, a partir de reações químicas no organismo, se transforma em vitamina A, importante, por exemplo, na manutenção de uma boa visão.

Nas áreas experimentais, a produção da nova cultivar traz bons resultados. Paulo Evaristo Guimarães, pesquisador e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova espécie de milho, afirma que esta apresenta ciclo precoce e está muito otimista com suas características agronômicas. "Devemos lançar esse material até o final deste ano", antecipa.

A população de Capim Branco, cidade com menos de 10 mil habitantes, próxima a Sete Lagoas, na região Central do Estado de Minas Gerais, já vem desfrutando dos benefícios de um outro produto, também bastante nutritivo: o milho QPM BR 473, variedade desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, bastante produtiva, de ciclo precoce e de grãos na cor amarelo-alaranjada. Esse milho possui excelente valor energético e sua proteína é de alto valor nutricional. Por isso, é conhecido como milho QPM, as iniciais de Qualidade Protéica Melhorada.

 

Fonte: Embrapa

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto!

                    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Falta de cálcio no sangue coloca vacas em risco no pós-parto "Moscas dos estábulos" são causadoras de grandes prejuízos na pecuária de leite e de corte Lei Leite Legal impulsiona a ovino-caprinocultura e a criação de indústrias do setor

 

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.