Levantamento da safra 2011/2012 confirma recorde da safra mineira de grãos

Produção de grãos em Minas Gerais bate recorde. De acordo com  último levantamento da safra 2011/2012 divulgado pela Conab nesta quinta-feira(6) o volume apurado, 12,1 milhões de toneladas, equivale a um aumento de 14,2% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a colheita de grãos da ordem de 166 milhões de toneladas confirma o crescimento de 1,9%.

Os produtos das lavouras mineiras que apresentaram crescimento expressivo confirmado foram:

O milho, principal grão cultivado no Estado, teve uma produção de 7,8 milhões de toneladas, volume recorde, 19,5% superior ao da safra passada. Assim como nas demais regiões de grande produção, em Minas Gerais houve aumento da área semeada, maior uso de tecnologia e clima favorável ao cultivo.

A soja está confirmada uma produção de 3,1 milhões de toneladas, volume 5% superior ao da safra anterior. Também essa cultura apresenta safra recorde no Estado, enquanto o país terá uma redução de 11,9%.

A produção de sorgo também apresenta crescimento expressivo, com a confirmação de uma safra de 426,7 mil toneladas, volume 16% maior que o registrado no período anterior. Neste caso, a produção tem sido estimulada pelas crescentes vendas de sorgo para a indústria de ração, que utiliza o grão como complemento do milho na ração destinada aos suínos, aves e bovinos.

E o feijão, que segundo o levantamento, a produção alcança 642,6 mil toneladas, volume 10,4% superior ao registrado na safra 2010/2011.

Elmiro Nascimento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aponta que: "Os dados confirmam a liderança de Minas Gerais na produção de grãos da região Sudeste", e a previsão é de que a produção mineira deva continuar em expansão em 2013, com a possível superação do recorde atual. Segundo o secretário, um dos produtos que deverão ter a produção aumentada é a soja, como consequência da valorização principalmente no mercado externo. "A produção de outros grãos, como o feijão, o milho e o sorgo, também poderá ter expansão, neste caso devido às boas cotações no mercado interno".

 

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Falta de cálcio no sangue coloca vacas em risco no pós-parto "Moscas dos estábulos" são causadoras de grandes prejuízos na pecuária de leite e de corte Lei Leite Legal impulsiona a ovino-caprinocultura e a criação de indústrias do setor      

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.