A importância da formulação de dietas e rações para bovino

curso-de-formulacao-de-dietas-e-racoes-para-bovinosA formulação de dietas balanceadas, suprindo as exigências nutricionais dos animais a um baixo custo é um fator de relevância para aqueles que lidam com a criação de bovino.  Isto porque o desempenho produtivo do animal está intrinsecamente relacionado à sua alimentação, e o seu custo influencia no orçamento final, estando diretamente ligado ao lucro da empresa.

A formulação de rações sempre foi um problema de grande importância a ser resolvido por aqueles que lidam na área da criação de animais, sejam eles de qualquer espécie.     Isto porque suas exigências nutricionais devem ser atendidas para que os mesmos possam apresentar um bom desempenho produtivo e reprodutivo. Contudo, apenas satisfazer tais exigências não é o suficiente, deve-se procurar otimizar a utilização dos alimentos fornecidos,pois os mesmos representam custos de produção aos criadores e sempre que possível devem ser minimizados.

Os alimentos disponíveis na natureza contêm os nutrientes que os bovinos necessitam (proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais, etc.) em diferentes proporções. Nenhum alimento consegue por si só atender as exigências nutricionais de um animal. Balancear uma ração consiste em encontrar a combinação adequada desses alimentos para que sejam fornecidas a quantidade e a proporção de nutrientes que o animal necessita para se manter, para crescer, para engordar, para produzir leite, para reproduzir e para o crescimento do feto (fêmeas).

Em alguns sistemas (animais confinados), o homem tem completo controle sobre o tipo e a proporção dos vários ingredientes da ração, e isto tende a facilitar o balanceamento de dietas. Em contrapartida, em sistemas baseados a pasto, o balanceamento da dieta torna-se mais difícil, devido à capacidade de seleção do animal, bem como à determinação incorreta da quantidade ingerida. Desta forma, para aumentar a eficiência na formulação de dietas a partir de cálculos matemáticos, manuais ou por computadores, deve-se atentar para aspectos relacionados aos animais, aos alimentos e ao manejo realizado.

Para balancear uma dieta é importante conhecer os fatores que afetam a exigência nutricional dos animais. Os mais importantes são:Raça; peso corporal; desempenho: produção de leite ou ganho de peso; escore corporal; composição do leite (% de gordura); estádio de lactação e reprodução; número de lactações.

A exigência nutricional dos animais é influenciada pelas características fisiológicas do animal descritas acima, mas também pelos fatores ambientais (condições climáticas, quantidade de lama, relevo das pastagens) e pelos fatores relacionados ao manejo (distância diária percorrida, tipo de instalações). Na prática, para tentar determinar a quantidade de nutrientes que os animais necessitam para manter todas suas funções vitais e produzir, têm sido utilizadas tabelas de exigências nutricionais desenvolvidas por centros.

Dieta é o conjunto de alimentos, incluindo sua quantidade respectiva, prescrita para uma determinada categoria animal. A quantidade total de alimentos consumidos em 24h é denominada ração (volumosos + concentrados + aditivos + minerais), que deve ser balanceada com base nas exigências dos animais e nas características dos alimentos utilizados. Assim, formular dietas não é tão simples quanto se costuma acreditar e até praticar. Envolve muito mais do que receitas prontas, sendo necessário grande conhecimento dos alimentos, dos animais e os objetivos que se quer alcançar.

Como primeiro e essencial ponto, é preciso conhecer de perto o rebanho e a fazenda.  A Genética e ambiente irão afetar diretamente o resultado da alimentação. Os alimentos volumosos disponíveis na propriedade deverão ser analisados visualmente e por análises laboratoriais para saber como ele poderá ser utilizado na composição da dieta.

As exigências nutricionais de cada categoria deverão ser atendidas de modo a promover o alcance de metas. Por exemplo, a categoria novilhas deverá alcançar determinado peso e tamanho para atingir a meta de entrar em reprodução com a idade correta, normalmente, de forma precoce. As vacas, além de produzirem leite, devem se reproduzir de forma adequada, tendo o seu balanço energético adequado para tanto.

O responsável pela nutrição de um rebanho deverá ter conhecimentos sobre os alimentos e seus valores nutricionais. O entendimento de um alimento passa também pela função que o mesmo exercerá no organismo do animal. Para tanto, algumas perguntas simples podem ser feitas: ele irá promover ruminação; será benéfica para a microbiota desejável do rúmen, aquela que gera mais energia e proteína; o alimento será degradado no rúmen ou chegará intacto ao intestino; ao chegar ao intestino ele será utilizado pelo animal ou nem será absorvido, sendo perdido nas fezes.

Por fim, um consultor em nutrição, tendo o conhecimento de que a alimentação é o item de maior custo dentro do sistema de produção de leite, deverá estar sempre atento aos preços de insumos, buscando uma dieta que tenha como resultado a lucratividade. É importante ressaltar que, na maioria das vezes, uma dieta de mínimo custo, não é aquela de máxima eficiência. Outro ponto bastante importante quando se considera a nutrição animal é a certeza de que a dieta formulada será realmente consumida pelo animal. Devemos sempre considerar que, em uma fazenda, na verdade, existem ao menos três dietas diferentes: 1º a dieta que o nutricionista formulou com o auxílio do computador; 2º a dieta que o tratador entendeu que é a correta ou que tem capacidade de preparar; e por fim, a 3º dieta, a que a vaca consome, com o todo o seu poder de seleção e capacidade de alimentação.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Linha de crédito para indústrias torrefadoras de café Veja como é feita a produção do cordeiro precoce Iniciada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa  

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.