Manejo Intensivo de Pastagem

O manejo intensivo não é uma prática nova, mas apesar de ser uma boa técnica, muitos produtores ainda não o adotaram em suas propriedades. A intensificação de pastagem aumenta a produtividade pecuária, porém a utilização das técnicas de manejo exige do produtor habilidade para gerenciar o aumento da produtividade, convertendo o pasto em produto animal.

Apesar do investimento inicial no preparo de área, divisão dos piquetes, a tecnologia permite ao produtor aumentar a capacidade de suporte das áreas de pastagem da propriedade, desde que o manejo seja o mais adequado, considerando as necessidades de ajustes na taxa de lotação das pastagens, correção do solo, adubação para reposição de nutrientes ao solo, entre outros. Aumentos na taxa de lotação e na produção de leite por área permitem ao produtor o uso mais eficiente dos recursos terra, insumos e mão de obra, o que pode reduzir o custo de produção - afirma Domingos Pacciullo, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Do ponto de vista de recomendação técnica para o manejo intensivo da pastagem, não há diferenças entre a produção específica de gado de leite e gado de corte. No entanto, em se tratando de vacas leiteiras, o produtor deve tomar cuidado com a alimentação do rebanho durante a época seca do ano, quando há necessidade de suplementação volumosa e, na maioria das vezes com concentrados, para garantir a estabilidade de produção e evitar problemas reprodutivos. Entre os resultados, o manejo intensivo de pastagens pode aumentar a taxa de lotação em 7 vacas/ha e incrementar a produção de leite em até 15 vezes.

O manejo intensivo pode possibilitar ainda a produção de grande quantidade de forragem por área, aliada a bom valor nutricional desta forragem. Para Carlos Gomidi, também pesquisador da Embrapa Gado de Leite, as cultivares do gênero Panicum Mombaça e Tanzânia, assim como as cultivares de Brachiria Marandu e Xaraés, a cultivar Tifton 85 (gênero Cynodon), além do capim-elefante são forrageiras que apresentam elevada produtividade de matéria seca e bom valor nutritivo, motivo pelo qual têm sido as mais indicadas para esse tipo de manejo.

Para Pacciullo muitos casos de insucesso decorrem do manejo inadequado do pasto, com relação ao momento de colheita da forragem, reposição de nutrientes e ajuste na taxa de lotação, em função do aumento na produção de forragem.

Domingos Sávio Queiroz, pesquisador da Epamig alerta que na pecuária, o tempo de retorno do capital investido é maior do que na agricultura de grãos, o que pode gerar fluxos de caixa pouco positivos ou até mesmo negativos nos primeiros anos depois da implantação do projeto, sendo incompatível com a realidade financeira da propriedade.

De acordo com os pesquisadores, para obter um pasto de qualidade, o primeiro passo é a formação correta da pastagem, que passa pela escolha da área, preparo e correção do solo, plantio na época correta, semente de qualidade, controle de invasoras e escolha da espécie forrageira a ser utilizada.

O processo de formação da pastagem é determinante para o desempenho produtivo do sistema. Uma vez realizada a implantação correta do pasto, é necessário observar as recomendações de manejo e as adubações de manutenção de acordo com o nível tecnológico da exploração. Durante a estação quente e chuvosa, as gramíneas tropicais apresentam altas taxas de crescimento, sobretudo quando fertilizadas, é necessário estar atento para não haver perda de qualidade (com acúmulo de colmos e material morto) e até mesmo de quantidade (através do acamamento da forragem e excesso de macega). Quanto ao rebanho, deve-se atentar para os cuidados com vacinações, combates a endo e ectoparasitos, além de garantir o acesso à sombra e água em quantidade e qualidade - orienta Gomidi.

 

Fonte: Desempenho

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012    

 

Notícias

Pastagens

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.