Os carneiros se adaptam mais ao frio

O carneiro foi um dos primeiros animais criados com a finalidade de alimentação para os humanos, o que pode ser explicado pelo seu comportamento dócil, assim como a vaca e a cabra. Os ovinos são mais adaptados ao frio, tanto é que em nosso país a maior parte do rebanho se encontra no Sul (clima mais adequado à maioria das raças).

A criação de carneiros pode produzir bons lucros. O investimento necessário para a aquisição dos animais não é muito elevado e as instalações e materiais necessários para a criação são relativamente simples e baratas. Os carneiros não são muito exigentes quanto à alimentação, aproveitando um grande número de forrageiras e de outros vegetais. Uma vantagem é que eles podem ser criados em regiões montanhosas, que não servem para lavoura ou para outras criações e o seu manejo é simples e requer pouca mão de obra para a criação.

Para as criações de carneiro as principais condições climáticas são altos índices pluviométricos e clima frio. Tratando-se de alimentação, devemos prezar pelos hábitos naturais dos carneiros (pastagem rasteira), sempre prezando pelo bom valor nutricional das mesmas. Para o cálculo de ingestão de água dos mesmos deve-se considerar que cada animal ingere uma média de 5 litros de água/dia.

A ovinocultura pode gerar produtos como: lã que apesar de a lã sintética dominar praticamente todo o mercado, a lã natural ainda é valorizada e tem seu valor agregado; peles que são produzidas por raças especializadas (Astracã e Persianas) e podem ser comercializadas de várias formas (cruas e salgada); leite sendo que algumas raças podem chegar a produzir 4 litros/dia, destinando essa produção para o processamento em queijo; carne que em alguns países são bem consumidas. Além desses a ovinocultura pode gerar também esterco que é bem valorizado para adubação.

Alguns significados são importantes para se entender na ovinocultura como:

-Velo: cobertura natural (lã) do carneiro; -Cordeiro: carneiro de até 7 meses de idade; -Borrego: carneiro até 15 meses; -Cascarreio: tosquia higiênica da fêmea em torno do aparelho reprodutivo.

Fonte: Info Escola

Autor: Marcos Duarte

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Ultrassonografia em Ovinos

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012  

 

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.