A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação

A irrigação faz parte de um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a produção econômica de uma determinada cultura, com adequados manejos dos recursos naturais, devendo ser levado em conta os aspectos de sistemas de plantios, de possibilidades de rotação de culturas, de proteção dos solos com culturas de cobertura, de fertilidade do solo, de manejo integrado de pragas e doenças, mecanização, etc., perseguindo-se a produção integrada e a melhor inserção nos mercados.

O manejo da irrigação é um recurso para racionalizar a aplicação de água às culturas de maneira complementar. Requer certos procedimentos para determinar o turno de rega (frequência), bem como medir a quantidade de água da próxima irrigação (lâmina de água).

A implantação de um programa de manejo de irrigação requer conscientização, com visão integrada, tecnologia de ponta e operacionalidade, além de possibilitar a otimização do uso de insumos, aumento da produtividade e rentabilidade e ampliação da área irrigada em locais com limitação dos recursos hídricos, e ainda contribui para implantação de exploração sustentável, preservando o meio ambiente pela utilização adequada da água e energia, não promovendo percolação profunda, lixiviação de produtos químicos e contaminação do lençol freático.

A utilização de irrigação aspersão é recomendada de acordo com a cobertura vegetal da superfície do solo pelas pastagens. A aspersão é um sistema, basicamente composto por tubulações, aspersores e conjunto motobomba, para captar água de determinada fonte (rios, lagos, represas e outras) e conduzi-la até as plantas. É mais indicado para solos de boa infiltração (franco-arenosos), que requerem irrigações mais constantes e em menor quantidade, a fim de não exceder a capacidade de armazenamento de água.

No Brasil os sistemas de aspersão mais utilizados são os convencionais (primeiro a ser utilizado) e os não convencionais (utilizados em situações especiais de solo, topografia, tamanho da área e outros).

O conhecimento certo e especializado na construção de projetos de sistemas de irrigação favorece a implantação correta da irrigação e garantirá que os objetivos do produtor sejam alcançados de maneira satisfatória.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições de campo

      Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Estudo genético com ovinos no Brasil pode auxiliar no controle da scrapie Lançamento da safra 2012/2013 de soja em Sorriso Aprenda a podar corretamente suas plantas  

 

Agricultura

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.