Os riscos sanitários na pecuária leiteira

pecuária leiteiraA pecuária leiteira é um mercado grande e que merece observações particulares em suas etapas de produção visando a maior lucratividade e sanidade do produto final.

A produção de leite caracteriza-se por quatro pilares principais, genética, nutrição, manejo e saúde completada pela relação entre homem, animais, insumos e meio ambiente.

Hoje os desafios da produção são somados a produtividade e lucratividade somados a segurança alimentar e questões sócio-ambientais e trabalhistas.

O produtor deve estar ciente dos produtos veterinários e agrícolas utilizados, observar rigorosamente o período de carência dos produtos, cuidar da compra de novos animais, a armazenagem e fornecimento dos alimentos e da água que irão ser utilizadas na alimentação dos animais.

Muitas vezes, por não haver uma fiscalização rígida, muitos produtores cortam custos com vacinação e medicamentos de uso obrigatório, o que pode comprometer o produto. Os laticínios acabam aceitando leite de procedência duvidosa ou que não apresentam os papeis necessários, pois muitas doenças que venham a acometer no leite, são canceladas pela ação da pasteurização.

Assim, cabe ao produtor em primeiro plano, seguir as normas de produção do produto e em segundo plano os laticínios em exigir os papeis necessários e que constem a qualidade e normas a ser seguidas, evitando danos ao consumidor.

Fonte: Revista Mundo do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

Administração Técnica e Economia da Atividade Leiteira

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.