A pecuária leiteira é um mercado grande e que merece observações particulares em suas etapas de produção visando a maior lucratividade e sanidade do produto final.
A produção de leite caracteriza-se por quatro pilares principais, genética, nutrição, manejo e saúde completada pela relação entre homem, animais, insumos e meio ambiente.
Hoje os desafios da produção são somados a produtividade e lucratividade somados a segurança alimentar e questões sócio-ambientais e trabalhistas.
O produtor deve estar ciente dos produtos veterinários e agrícolas utilizados, observar rigorosamente o período de carência dos produtos, cuidar da compra de novos animais, a armazenagem e fornecimento dos alimentos e da água que irão ser utilizadas na alimentação dos animais.
Muitas vezes, por não haver uma fiscalização rígida, muitos produtores cortam custos com vacinação e medicamentos de uso obrigatório, o que pode comprometer o produto. Os laticínios acabam aceitando leite de procedência duvidosa ou que não apresentam os papeis necessários, pois muitas doenças que venham a acometer no leite, são canceladas pela ação da pasteurização.
Assim, cabe ao produtor em primeiro plano, seguir as normas de produção do produto e em segundo plano os laticínios em exigir os papeis necessários e que constem a qualidade e normas a ser seguidas, evitando danos ao consumidor.
Fonte: Revista Mundo do Leite
Adaptação: Revista Agropecuária
Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012