O conhecimento de causa e a capacidade de avaliar da pessoa que realiza os primeiros socorros são essenciais no sucesso da operação, e as atitudes adotadas devem ser rápidas, a depender do grau de gravidade do quadro.
Os principais acidentes que envolvem os bovinos e necessitam de atendimento imediato são os traumas como cortes superficiais ou profundos, pancadas, hemorragias e doenças metabólicas.
Na ocorrência de algum trauma com sangramento forte deve ser feito curativo oclusivo e mantendo-o sobre pressão, a fim de diminuir a hemorragia.Em quadros hemorrágicos, a primeira medida deve ser sempre estagnar o sangramento, e para isso pode-se utilizar agaze ou panos limpos, gelo e água fria em abundância. As hemorragias também podem ocorrer em resultado da ação de venenos (cobras) ou raticidas e devem ser tratados com antídotos específicos (Vitamina K ou soro antiofídico). O uso da ureia também pode causar intoxicação, sendo o vinagre caseiro o melhor remédio nesses casos.
Em caso de perfuração do abdômen, as vísceras não deve ter contato com o solo e até com as mãos, pois o risco de ocorrer uma peritonite é grande e devemos evitar a contaminação.Já em relação às doençasmetabólicas, as mais comuns são em consequência da intoxicação por ervas, plantas tóxicas, envenenamentos diversos, ureia, entre outros e na maioria das vezes causa empazinamento (acúmulo de gases no rúmen) que pode levar à morte em pouco tempo.
Em caso de problemas no parto a tração, às é vezes necessáriae deve ser prudente e nunca feita por mais de dois homens,lubrificar as partes moles e utilizar para produzir ou eliminar contrações.
Para casos de parasitas e verminoses deve-se utilizar os produtos da forma prescrita, respeitando as instruções de bula, em casos de acidentes em relação à quantidade é preciso usar antídotos do produto.
Outras incidentes comuns que acometem os bovinos são a pneumonia e diarreia doenças que podem levar à morte quando há um quadro de desidratação muito rápido, que deve ser suprimido com a utilização de soros e antibióticos.
Na criação bovina há a busca de produtividade e rentabilidade, assim é preciso que o produtor adote práticas de manejo que levam ao equilíbrio na produção, evitando perdas elevadas.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Agropecuária
Veja outras publicações da Revista Agropecuária: