Como administrar a atividade leiteira

agronegocio leiteiroPara que todas as ênfases sejam alcançadas com sucesso, é preciso planejar as ações a serem desenvolvidas durante a administração de todas as atividades que envolvem o setor. A administração é possível se tiver objetivos definidos que visam alcançar as metas planejadas. Em uma administração rural, há fatores existentes no sistema de produção que interferem na rentabilidade, sendo preciso aprender e entender como gerenciar uma propriedade com visão ampla da atividade desenvolvida na propriedade.

No desenvolvimento da pecuária leiteira existem duas vertentes, uma que visa á administração zootécnica e outra que tem como objetivo à administração contábil. Em uma administração contábil são feitas anotações financeiras, porém com pouca ação efetiva. Dessa forma, o resultado esperado só será alcançado se a administração for feita em conjunto. Os responsáveis pela administração da propriedade precisam entender sobre o processo pecuário, assim como seus desafios de produção, o cenário do setor produtivo e o calculo do custo de produção. É importante que o administrador conheça o processo produtivo do setor leiteiro brasileiro, como uma produção de destaque no agronegócio e função vital no desenvolvimento econômico e social do país, dessa forma ele estabelecerá metas e buscará as melhores soluções para a consolidação da atividade.

Já o administrador zootécnico tem como tarefa estudar e implantar, juntamente com o administrador econômico os custos relacionados à produção animal, ao manejo, a alimentação, a reprodução e outros.  

 

Como é feito a avaliação do manejo alimentar em propriedades?

Passo a passo da fabricação de ração em fazenda.Confira!

Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário e zootecnista.  

 

Fonte: CPT Cursos

Adaptação: Revista Agropecária    

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

  Manejo nutricional gado de leite

Artigos

Bovinos de Leite

Destaques

Economia Rural

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.