TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

A importância das tecnologias de irrigação e o manejo de pastagens

Tecnologias de irrigação e o manejo de pastagensAs tecnologias de irrigação e o manejo de pastagens têm sido considerados uns dos principais métodos para garantir uma boa alimentação para o gado em períodos de estiagem e seca.

Nas épocas de pasto seco a carência de nutrientes para o desenvolvimento e produtividade dos animais, se torna um gargalo e um grande desafio para muitos proprietários.

Sendo assim, uma das alternativas é o investimento em alimentação estocada, o que nem sempre é viável por conta de inúmeros fatores de desequilíbrio nutricional.

Dessa maneira a irrigação dos pastos, seja ela complementar ou integral, vem sendo um excelente caminho trilhado por muitos produtores, em virtude do custo-benefício e alcance de bons resultados.

Com um projeto de irrigação implementado, a qualidade das pastagens certamente se torna outra, fazendo a diferença na produtividade do animal, seja através da carne ou do leite, juntamente com outras ações de manejo.

Dentre deste aspecto a escolha da tecnologia aplicada a irrigação, e que vem crescendo consideravelmente no mundo com vários tipos de sistemas inteligentes capazes de atender as diferentes necessidades, pode fazer a diferença.

Antes de escolher alguma tecnologia e desenvolver um projeto de irrigação, porém, é preciso pensar na importância do uso racional dos recursos hídricos e da sustentabilidade.

A irrigação de pastagens pode gerar ainda outros benefícios em prol do meio ambiente, na medida em que permite ainda que taxa de lotação (quantidade de animais por hectare), permaneça constante, sem que haja necessidade do animal buscar novos espaços.

O projeto de irrigação, para dar resultado, deve levar em conta outras variantes, como a temperatura local, condições climáticas e a adubação do solo, que poderá inclusive sofrer correções por meio da inclusão de nutrientes orgânicos.

Outro fator determinante está na mão de obra especializada, que deverá estar altamente capacitada a gerenciar estas e outras etapas.

Você sabe qual o melhor sistema de irrigação para sua produção?

Esse é o principal detalhe que deve ser levado em conta “a definição do sistema de irrigação”.

Por isso você não pode deixar de conferir: As 4 principais técnicas mais utilizadas

Fonte: Embrapa

Agricultura

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Cursos

Destaques

Economia Rural

Fertilização

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Saude animal

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.