Para lucrar com gado de leite é preciso sair da zona de conforto!

Gado de leiteA criação de gado de leite brasileira é bastante heterogênea e contempla variados perfis de pecuaristas. Alguns se dedicam mais a conhecer e aplicar novas técnicas e avançar em relação ao grau de tecnificação da propriedade. Outros têm maior resistência e preferem manter as práticas “tradicionais”. O fato é que, de maneira geral, todos buscam por um objetivo comum: atingir altos níveis de lucratividade.

Alcançar este objetivo exige que a zona de conforto seja deixada de lado, é preciso buscar melhorias constantes e manter um bom controle financeiro da propriedade. Aliás, o maior erro cometido em muitas fazendas é não conseguir estabelecer os lucros reais da atividade. É preciso ter metas muito claras. Sabendo onde quer chegar, fica muito mais fácil estabelecer o caminho a ser percorrido. 

No decorrer deste artigo você vai encontrar dicas importantes para colocar a atividade no caminho do sucesso! 

A fazenda vista como uma empresa rural 

A fazenda é o berço de criação do gado de leite e, assim como em qualquer outra atividade precisa ser encarada como uma empresa. O mercado é bastante volátil e em épocas de preços altos do leite, muitos produtores se acomodam. Outro ponto é que boa parte desconhe importantes índices de acompanhamento financeiro e no final não sabem o quanto lucram de fato.

Produzir grandes volumes de leite não é certeza de que a atividade está sendo mais lucrativa possível. Inclusive, pode acontecer de rebanhos que produzem menor volume, serem mais rentáveis. Por isso é fundamental realizar uma boa gestão da propriedade a ponto de saber o custo de produção exato de cada cabeça de gado leiteiro. 

A administração rural é uma importante aliada e fornece ferramentas baseadas em princípios da teoria econômica. Estas, ajudam o produtor a otimizar a utilização dos recursos da propriedade com foco na obtenção de uma maior renda líquida. Para isso, é preciso estabelecer um período de tempo e avaliar todas as entradas e saídas que compõem o fluxo de caixa. 

Acompanhar os indicadores financeiros ajuda a identificar onde os recursos estão sendo mal empregados. Além disso, permite:

  • Reconhecer épocas do ano que demandam mais dinheiro;

  • Planejar investimentos de curto e longo prazo;

  • Comparar os objetivos planejados com os alcançados;

  • Determinar o custo operacional da produção.

É preciso entender o mercado 

A criação de gado de leite representa apenas um dos elos de uma cadeia de produção extensa. Dentro deste mercado, sabemos que o leite sofre influência de diversos fatores como as políticas econômicas, sazonalidade da produção, quantidade demandada, entre outros. 

Por mais que não seja possível interferir nestes aspectos, manter registros financeiros ajuda no acompanhamento do histórico e identificação das possíveis causas de aumentos e quedas nos retornos financeiros em cada período do ano. 

Diversos fatores interferem no preço do leite, em algumas regiões eles tendem a ser menores nos seis primeiros meses do ano em função da maior oferta do produto. Outros pontos que influenciam são:

  • Comportamento do consumidor de lácteos;

  • Excesso/escassez de oferta de leite;

  • Política econômica.

Como não é possível controlar estes fatores, qualquer erro dentro da propriedade pode causar prejuízos desastrosos. Por isso, é preciso calcular muito bem os custos de produção e identificar os possíveis pontos de desperdício. 

Fatores de sucesso para produção leiteira

Já sabemos que a criação de gado de leite lucrativa é constituída por uma engrenagem composta por alta produção e baixos custos. Para obter uma alta produção diária, é preciso levar em consideração três fatores: A genética dos animais, a eficiência no manejo nutricional fornecido e o bem estar animal.

Para conhecer a fundo sobre estes fatores é preciso sair da zona de conforto. E a melhor maneira é aprender por meio da prática na aplicação das técnicas. Por isso, deixamos a dica mais importante para o final. O nosso parceiro CPT Cursos Presenciais oferece dois cursos práticos na área de gado de leite onde você aprende dicas valiosas que vão direcionar os lucros rumo ao sucesso. 

Clique no banner abaixo e confira mais informações! 


 

Fonte: Compre Rural e Balde branco

Artigos

Bovinos de Leite

Destaques

Economia Rural

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.