Informações sobre o uso da ordenha robotizada e as adaptações importantes

ordenha robotizada A ordenha robotizada, nome dado aos sistemas automatizados de ordenha tem ganhado cada vez mais espaço nas fazendas. Os sistemas de produção leiteira passaram por uma profunda modernização e em um curto espaço de tempo. O que foi possível graças a modernização dos computadores. Peça fundamental para o processo de desenvolvimento dos sistemas robotizados. 

A pecuária leiteira é uma atividade que exige rotina, com tarefas desenvolvidas em horários específicos. A exemplo da ordenha e alimentação dos animais que precisam ser realizadas todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. O que faz com que muitos produtores desanimem e migrem para outras atividades. 

Estratégias para superar os desafios da pecuária de leite 

O uso de tecnologias como os sistemas de ordenha robotizada são uma importante estratégia para driblar a limitação de mão-de-obra. Além disso, está relacionado à preocupação com o bem-estar animal e a mudança na forma de gestão da propriedade. 

Adaptações que precisam ser feitas

Realizar a troca da ordenha manual por uma robotizada implica em muitas mudanças. Afinal, estamos falando de um sistema onde as vacas precisam ir voluntariamente até o robô. É necessário que as vacas se adaptem ao novo sistema, com isso, é preciso paciência e pessoas capacitadas para realizar o treinamento. 

Outras adaptações também precisam ser feitas, a formulação de dietas muda completamente. As vacas recebem parte do concentrado no momento em que são ordenhadas. Neste cenário, o plano nutricional desenvolvido deve se preocupar em maximizar o número de visitas dos animais aos robôs. E claro, atender as exigências dos animais levando em consideração os aspectos comportamentais e nutricionais.  

Dois tipos diferentes de sistemas usados 

De maneira geral, existem dois tipos de sistemas para ordenhas robotizadas que podem ser usados na propriedade. O de fluxo livre e o de fluxo guiado, o primeiro recebe este nome pois os animais ficam livres para visitar os robôs no momento em que quiserem. Além disso, tem acesso livre às camas e cochos. A maneira de atrair os animais se dá por meio do fornecimento de concentrados na hora da ordenha. 

No sistema com fluxo guiado, a ordenha é posicionada estrategicamente entre a comida e a região onde as vacas se alimentam. Para se deslocar entre estes locais, as vacas precisam passar por um local onde são direcionadas para ordenha. Estima-se que com este fluxo haja um aumento do número de ordenhas  e uma redução no intervalo entre elas. 

Que tal aprender na prática sobre gado de leite e ainda visitar uma fazenda robotizada? 

Se você trabalha com gado de leite sabe que a atividade é repleta de desafios, e para vencê-los é preciso muito conhecimento prático. A boa notícia é que o nosso parceiro CPT Presenciais oferece os cursos de gado de leite com prática intensiva. E mais, durante o curso haverá visita técnica em uma moderna propriedade leiteira localizada na região Centro Oeste de Minas Gerais. Que inclusive foi destaque no programa Globo Rural.

São ministrados dois importantes cursos: O de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira e o de Manejo Nutricional de Gado de Leite - Alimentos e alimentação

Você vai aprender com grandes especialistas e adquirir toda a segurança que precisa para conduzir a sua produção com sucesso e sem prejuízos. Incluindo assuntos relacionados a ordenha robotizada. Clique no banner abaixo e confira todas as informações!!

Fonte: Milk Point e Compre Rural 

Artigos

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.