Produção de gado de leite: estruturas e alimentação são fundamentais!

Produção de gado de leite estruturas e alimentação são fundamentais

A produção de gado de leite é uma das áreas mais antigas desenvolvidas no Brasil, e possui grande representatividade. Apesar de ainda ter muito a melhorar, a pecuária leiteira passou por grandes transformações e, atualmente, o leite faz parte dos seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira. Ainda, de acordo com dados recentes da Conab, o Brasil produz cerca de 7% do leite  do mundo. 

Entretanto, ter sucesso na produção de gado de leite não é tarefa fácil pois  dependem de grandes esforços e atenção especial a um conjunto de fatores. Já não se admite mais sistemas de criação que não são encarados de maneira empresarial. Afinal, a pecuária leiteira é uma importante geradora de emprego e renda para diversas famílias. Nesse contexto, fatores como adequação das instalações e cuidados com a nutrição, se destacam. Afinal, tudo pode ir por água abaixo quando estes critérios não são acompanhados.

Assim, separamos neste artigo, os pontos sobre as estruturas e alimentação na produção de gado de leite para que você saiba o que observar no seu rebanho. Confira!

As instalações foram planejadas para a produção de gado de leite? 

Antes da etapa de elaboração do projeto das instalações necessárias, é preciso escolher o sistema de produção de gado de leite mais adequado para a propriedade. Seja ele extensivo ou intensivo. Em seguida, para planejar a estrutura física, é preciso considerar alguns pontos:

  • Área disponível;

  • Dimensionamento do rebanho;

  • Perspectiva de crescimento.

Somente a partir desses dados será possível dimensionar com maior segurança às instalações e benfeitorias. Nesta segunda etapa é preciso se atentar ao conforto dos animais, pois só assim eles serão capazes de expressar todo o seu potencial genético. Além disso, se torna mais fácil otimizar o uso da mão-de-obra e das máquinas

De forma resumida, os seguintes aspectos precisam constar no planejamento das instalações:

  • Acesso ao local;

  • Ventilação adequada;

  • Manejo da temperatura;

  • Luminosidade e umidade;

  • Posicionamento na propriedade.

Instalações aliadas ao manejo nutricional de gado de leite

Quando os pecuaristas que trabalham na produção de gado de leite são questionados sobre suas maiores ambições, as respostas são quase unânimes. Todos querem ter um rebanho altamente eficiente. Isso significa alta produtividade associada a um melhor custo de produção. Para alcançar esta combinação perfeita, é preciso ir muito além do investimento em tecnologias e equipamentos de ponta. Nesse caso, também é preciso dar atenção especial para o bem-estar do animal. 

Dentro deste contexto, o manejo adotado na propriedade vai interferir diretamente no projeto global das instalações. Falhas na estrutura podem comprometer seriamente o desempenho dos animais e a atividade como um todo. No caso de animais criados no sistema de confinamento, os pisos precisam estar em boas condições. Acúmulo de umidade e dejetos podem causar doenças, em especial nos cascos. 

O tamanho do espaço físico onde os animais convivem também requer atenção. O  ideal é adotar uma densidade que fica entre 10 a 12 cabeças por metro quadrado. Ou seja, sem ultrapassar 120 cabeças por metro quadrado. 

Com relação aos currais de manejo, sua localização deve facilitar o acesso dos animais. Resumidamente, na produção de gado de leite, as instalações devem proporcionar: 

  • Um ambiente saudável para as vacas;

  • Boas condições de trabalho para o ordenhador;

  • Adoção dos códigos sanitários vigentes;

  • Otimizar os insumos;

  • Ser economicamente viável;

Treinamento da equipe 

Ter uma propriedade com as instalações adequadas já é um bom passo para o sucesso. Porém, de nada adianta se a equipe de manejo conduz o gado de maneira inadequada. Assim, manejar o gado de leite de forma agressiva pode causar contusões nos animais e estresse excessivo. Com isso, há redução no ganho de peso, na performance reprodutiva e principalmente na qualidade da carne. 

Na produção de gado de leite, o mau manejo do rebanho pode se tornar um risco, por isso uma equipe bem treinada garante a sua segurança e também dos animais. Desde o nascimento o manejo aplicado deve ser adequado e, a primeira experiência com o curral o mais tranquila possível. Os bovinos se adaptam muito bem a rotina e na maioria dos casos, sofrem com as alterações da rotina e do manejo diário.

Manejo nutricional na produção de gado de leite 

Entre os fatores envolvidos na nutrição do gado de leite, o primeiro deles a ser considerado é a regularidade no fornecimento de alimentos. Dessa forma, estes devem ser fornecidos sempre no mesmo horário evitando alterações, inclusive no horário de verão. Não existe uma receita geral para o manejo nutricional de toda produção de gado de leite, assim, para obter bons resultados é preciso observar cada uma das fases do ciclo lactacional. 

A escolha da dieta na produção de gado de leite

Na escolha de dieta para a produção leiteira, é fundamental considerar cada rebanho e cada propriedade. Como mostramos anteriormente, a estrutura da fazenda, o tipo de manejo aplicado do rebanho, sistema de produção, tudo isso interfere na escolha da dieta ideal para a produção de gado de leite. Além desse fatores, é importante ressaltar que, a necessidade nutricional do rebanho vai depender das metas de produção. Isso quer dizer que, a alimentação ofertada deve ser pensada com base em objetivos claros, como aumento de volume de leite, teor de gordura do produto final, entre outros objetivos.

Apesar de não existir uma dieta universal para toda a produção de gado de leite, é importante que a alimentação determinada seja uma combinação de:

  • Volumoso: são alimentos ricos em fibras, aliados no bom funcionamento do rúmen;

  • Sal mineral: responsável por fornecer macro e microminerais , auxiliando no metabolismo dos animais;

  • Concentrado: esse tipo de alimento fornece proteínas e energia, necessárias para atingir os objetivos de produção.

Outra questão importante diz respeito a hidratação do rebanho. A expressão sombra e água fresca também se aplica na pecuária leiteira, uma vez que o líquido é considerado um importante nutriente para a vaca. Ela interfere diretamente sobre processos fisiológicos e na produção do leite. Assim, para calcular o volume total de água consumida pelos animais, é preciso levar em consideração a parcela contida nos alimentos, junto com a consumida de maneira espontânea. Dentro do planejamento das instalações para produção de gado de leite, os bebedouros devem ser fáceis de higienizar, e possibilitar que os animais consigam acessar facilmente. Além disso, a água fornecida precisa estar em condições adequadas e ser renovada constantemente

Agora que você sabe o peso que as estruturas e a escolha da alimentação têm, é nítido seu papel dentro do cenário da produção de gado de leite. Com isso, torna-se evidente o quanto é importante pensar esses dois fatores em conjunto. Logo, o produtor que deseja ter sucesso na pecuária leiteira precisa ter a visão do todo de sua propriedade, buscando entender fatores de risco de modo a melhorar a eficiência.

Quer um conteúdo ainda mais completo, com dicas de sucesso na pecuária leiteira? CLICA AQUI E BAIXE GRATUITAMENTE!

Fonte: Embrapa, Compre Rural  e Prodap

Áreas

Artigos

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.