Leite de ovelha ganha espaço no mercado

As ovelhas tinham duas finalidades básicas: a produção de carne e a de lã. Nos últimos quatro anos, no entanto, a exploração de leite para fabricação de queijos finos e iogurtes virou negócio promissor, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Já existem criadores tirando 400 litros de leite/dia, embora a produção média oscile entre 20 a 100 litros.

A ovelha leiteira ganhou impulso com a fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Leiteiros, sediada em Chapecó (SC), hoje com 20 sócios. Também com a introdução, no país, de animais da raça East Friesian, da Alemanha, considerada como uma das melhores do mundo, podendo alcançar até 4 litros/dia. Hoje, são 40 propriedades dedicadas ao leite de ovelha, ao lado das vacas, somente em SC.

Segundo Érico Tormen, da Associação, somente em Santa Catarina existem mais de 3 mil ovelhas leiteiras. Além disso, o consumo vai subir, movido pela melhoria de renda no país". Afirma, ainda, que a expansão será muito grande, especialmente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, estados com grande potencial de consumo de queijos finos, iogurtes e derivados.

Na ponta do consumo dos grandes centros, a demanda aumenta, ano a ano, e nos setores em que, se o consumo de um item se mantém estável, o que já se vende garante o desenvolvimento das cadeias leiteiras envolvidas. A ovinocultura está se tornando um excelente negócio para quem deseja iniciar-se nessa atividade.

 

Fonte: Revista Cabra & Ovelha

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

  Veja outras notícias da Revista Agropecuária: Saiba mais sobre a lã dos ovinos A importância de um planejamento alimentar para ovinos e caprinos Consorciação de Ovinos e frutas    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.