Nova técnica pode resolver problemas de pecuária, em tempo seco

Nos tempos de extrema seca, os produtores passam por grandes problemas, e um deles é conseguir pastagem para o gado, pois no campo, sobram touceiras e folhas secas das pastagens que não resistem aos tempos sem chuva, obrigando o produtor a gastar com rações para alimentar seu gado.

Entretanto, existe uma técnica desenvolvida pela Embrapa Semiárido, que pode amenizar esse problema. É a técnica da amonização ou amoniação da palhada, que consiste em adicionar ureia e água à palhada, fazendo com que volte a ter palatabilidade para os animais, enriquecendo a palhada, podendo ser usada em qualquer tipo de palha ou forragem, com o objetivo de manter o peso do animal; este suplemento, depois de enriquecido, pode oferecer mais de 9% de proteína.

Segundo Daniel Miranda, técnico da Embrapa Semiárido, a técnica pode ser usada em qualquer tipo de palha; ele explica o seu funcionamento.

- A ureia é diluída na palha seca e, após 20 dias, pode ser oferecida aos animais. Deve ser usada na proporção de 100kg de palha para 5kg de ureia, diluída em 25l de água. Depois que a palha é recolhida, dilui-se a ureia na água. Após esse procedimento, coloca-se o produto na palha e cobre-se com um plástico, deixando por 20 dias, com o plástico folgado.

- No momento em que o produtor for abrir o plástico para fornecer aos animais, ele deve tomar cuidado, pois o gás é inflamável. Por exemplo, ele não deve estar fumando nesse momento. Além disso, não deve deixar crianças manipular o material - orienta Miranda.

Algumas observações devem ser levadas em conta, como deixar o plástico com uma folga pois a ureia, ao se diluir na água, forma o gás amônio que é inflamável. Após 20 dias, a ureia já terá entrado na fibra da planta, deixando- a pronta para consumo. Daniel também ressalta que essa técnica serve apenas para manter o peso do animal, somente usada em períodos que não se tenha mais nenhuma reserva de alimento. Outro fator importante é que o produtor deve retirar o plástico 24 horas antes de fornecer a palhada tratada para os animais para eliminar o excesso de amônia.

 

Fonte: Portal dia de Campo Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

 

 

Veja outros artigos da Revista Agropecuária:

Farinha de óleo que vem do pescado Plantio direto de hortaliças pode reduzir pragas e doenças Fique atento produtor, é hora de controlar a cigarrinha das pastagens  

Quer ficar infomado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Artigos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.