Agricultores Familiares optam pelo uso de SAFs na Zona da Mata Mineira

A zona da mata mineira enfrenta vários problemas sociais e ambientais devido, principalmente, ao tipo de agricultura praticada na região. Planta-se, basicamente, café, que, ao longo dos anos, por ter-se tornado uma monocultura, denegriu bastante o solo, fazendo com que  ele ficasse muito pobre. Além disso, devido ao grande uso de defensivos agrícolas, aumentaram, significativamente, as pragas, doenças e plantas daninhas.

Por esse motivo, o sindicato dos Trabalhadores rurais (STR), o Centro de tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) deram início a um trabalho, com essas famílias, desde 1993, com o objetivo de que elas se conscientizem da necessidade de implantar, em suas propriedades, os SAFs ( Sistemas Agroflorestais) para melhorar o solo, aumentando a produtividade dos cafezais, trazendo maior renda para as famílias.

Os sistemas agroflorestais (SAFs) são formas de uso da terra em que há um consórcio de espécies arbóreas, cultivos agrícolas e/ou criação de animais, numa mesma área, de maneira simultânea ou ao longo do tempo, trazendo equilíbrio e organização, usando de espécies arbóreas, arbustivas e rasteiras, todas em um único espaço e em equilíbrio, umas com as outras.

Neste sistema, o produtor poderá consorciar o plantio de café com fruteiras e árvores de diversas espécies, e até com animais, transformando seu sistema de cultivo, antes, específico, em sistema integrado, agregando maior valor à renda familiar.

As principais vantagens deste sistema é a conservação do solo, evitando-se, até, uma completa erosão, com maior aproveitamento da área, pouco ou quase nenhum uso de defensivos agrícolas, e bem-estar para as famílias que produzirão seu próprio alimento.

Para maiores informações sobre os SAFs, entrar em contato com o CTA, Centro de tecnologias Alternativas da Zona da Mata, pelo email cta@ctazm.org.br.

 

Equipe CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

   

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

Veja outras notícias da Revista Agropecuária:

Amostragem de solo em Agricultura de Precisão Café Descafeinado é produzido pelo IAC Calcário para a Agricultura Familiar  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.