O mundo desperdiça alimentos

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), o mundo desperdiça cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos produzidos, cerca de um terço da produção mundial. Estes alimentos são perdidos desde a colheita, até o beneficiamento e transporte. Mas a grande fatia do bolo perdida ainda está na mão do consumidor, que compra muito e consome pouco, jogando fora o restante.

No Brasil, e em outros países da América Latina, segundo a FAO, a atividade que mais desperdiça é a produção de hortaliças e frutas. "Mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são descartados durante o processo de produção, pós-colheita e embalagem".

Outros dados da organização afirmam, ainda, que a quantidade de alimentos desperdiçada equivale a mais da metade de toda a colheita de grãos, no mundo, sendo que tanto os países desenvolvidos como os subdesenvolvidos desperdiçam de forma quase igual, sendo que nos países em desenvolvimento os alimentos são perdidos na produção e transporte, enquanto que, nos desenvolvidos, os desperdícios acontecem mais, após o consumidor comprar o produto.

Segundo o relatório, nos países ricos, muitos alimentos vão para o lixo antes de expirar a data de validade. Afirma que a culpa está nas normas do controle de qualidade, muito severas, onde se valoriza  muito a aparência do produto, sem manchas ou rugas.

Neste contexto, estes desperdícios causam sérios impactos ambientais, pois a cada ano, a população mundial cresce exorbitantemente, e mais alimentos precisam ser produzidos, esgotando os campos e a fertilidade dos solos, necessitando de mais fertilizantes, herbicidas e outros agrotóxicos para produzir em maior escala. E num mundo onde muitos passam fome, isto não deveria acontecer. O primeiro passo para evitar estes desperdícios é a conscientização das pessoas.

Quanto aos produtores, cabe a eles estar atentos à colheita, transporte e armazenamento dos produtos agrícolas, pois a cada dia há novas tecnologias baratas e práticas para que não se perca a produção.

 

Equipe CPT Cursos Presenciais  

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

    Veja outras notícias da Revista Agropecuária: Uso indiscriminado de agrotóxicos provoca penalização severa Mesa redonda discute consequências do uso de agrotóxicos à saúde Calcário para a Agricultura Familiar  

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.