Por que plantar milho pelo sistema de hidroponia?

O plantio de milho no sistema de hidroponia é uma técnica que dispensa a utilização de terra ou mesmo de solos férteis e utiliza como base sólida o bagaço de cana, palha de arroz e o capim napier. Nessa base sólida, também chamada de substrato, a planta se desenvolve e é irrigada por uma solução nutritiva.  No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco.

O sistema de produção de milho por hidroponia além de ser simples e de fácil compreensão, dispensa o uso de agrotóxicos e pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer região do país e tem como uma das suas vantagens o fato de ser uma alternativa de cultura de baixo custo.

De acordo com Márcia Denicol, em artigo da Revista Hidroponia, "na técnica hidropônica, as plantas são apoiadas e crescem em calhas ou tubos plásticos, por onde é bombeada a solução nutritiva, alimentando as raízes com nutrientes. É possível produzir em níveis verticais, aproveitando melhor o espaço e aumentando a produção para uma mesma área; o espaçamento entre as plantas é menor, produzindo mais por metro quadrado".

O cultivo do milho no sistema de hidroponia surge como uma alternativa para uma maior qualidade em valor energético e protéico dessa hortaliça para a alimentação de animais, como gado leiteiro e de corte, aves, suínos, peixes, ovinos, caprinos e equinos. Como alimento desses animais, o milho hidropônico é uma forragem altamente palatável e nutritiva.

Além disso, o cultivo dessa hortaliça por hidroponia é vantajoso porque tem alta produtividade, ciclo curto e contínuo e menor necessidade de mão-de-obra.  A rapidez do ciclo (35 dias após o plantio, o milho já está pronto para servir de alimentos aos animais) torna o milho hidropônico uma excelente opção, especialmente em período de seca prolongada.

"As vantagens da hidroponia na produção de hortaliças, se comparada ao cultivo no solo, são diversas: menos volume de água, área 10 vezes menor e baixíssimo uso de defensivos agrícolas nos cultivos. As hortaliças têm maior durabilidade, melhor qualidade e produtividade", reforça Márcia Denicol, em artigo da Revista Hidroponia.

Outra vantagem é que esse sistema garante uma produção de forragem de qualidade durante o ano todo, inclusive, no período seco, onde a maioria das regiões brasileiras não dispõe de alimentação suficiente para os animais. O uso da forragem hidropônica como fonte suplementar pode ainda aumentar a produção animal, devido ao alto teor nutricional que garante aos animais.

Para Pedro Zuazo "a baixa incidência de doenças é uma das principais vantagens da hidroponia, mas a falta de cuidados para prevenir a ação de patógenos pode ser uma ameaça à produtividade do sistema". O engenheiro agrônomo Carlos Alberto Lopes, acrescenta que para evitar as doenças nesse tipo de cultura o produtor precisa usar água de boa qualidade, essencial componente do sistema hidropônico. Além disso, o produtor necessita escolher criteriosamente as mudas, para impedir a intrusão de mudas contaminadas. Ele deve também sempre ser cuidadoso com a limpeza do sistema.  E para evitar os agentes prejudiciais ao sistema, o agricultor pode combatê-los com a instalação de uma tela protetora na área de cultivo ou realizar o plantio pelo sistema de hidroponia em estufa situada em local

Fonte: Revista Hidroponia

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Criar ovelhas é vantajoso? Leite longa vida mais barato para o mercado Chuva beneficia pastagens para o gado no Rio Grande do Sul

Agricultura

Artigos

Milho

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.