Fazendeiros consideram os adesivos-prontuários acessórios eficientes no trato de vacas

As vacas Holandesas, Jerseys ou Kiwi-cross, que são todas raças leiteiras, nas fazendas da Nova Zelândia andam com adesivos coloridos grudados no corpo, geralmente, na parte traseira, em cima ou ao lado do rabo. Isso porque os fazendeiros acreditam que, o uso dos adesivos, próprios para grudar no pêlo delas, facilita o manejo e o torna eficiente.

O adesivo é um acessório similar ao utilizado em tratamentos para parar de fumar, grudado na pele das pessoas. No caso das vacas, o acessório é grudado no pêlo. Conforme explica o empresário Ron Woolerton, proprietário da Shoof, uma empresa neozelandesa especialista em criar soluções, o produto é apropriado para ser aplicado nos animais e serve para fazer anotações, tais como dias de tratamento, estágio de desenvolvimento, horário que a medicação deve ser administrada.

O adesivo existe em diferentes cores, as quais usadas conforme cada caso de animal podem ajudar qualquer funcionário da fazenda a identificar mais facilmente os animais, separá-los e ministrar medicamentos no horário certo, no dia certo.

Na Nova Zelândia, várias empresas estão investindo na fabricação deste acessório com a finalidade de facilitar o manejo do rebanho. O fazendeiro Murray Shaw, dono da Bella Vista Farm, uma das fornecedoras de leite da Fonterra, que é a maior companhia leiteira do mundo, aprovando o produto, defende que ele possibilita ao proprietário anotar informações importantes no traseiro das vacas, nisso estaria sua eficiência.

O fazendeiro já usa os adesivos em todas as suas vacas para anotar o dia e o horário em que foram inseminadas. De acordo com ele, apesar de contar com todas as informações no computador, na hora do trabalho no campo, a presença do adesivo no animal, facilita a leitura e a iniciativa necessária diante do caso do animal.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira!

          Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Qualidade de pastagens no Brasil sofre redução Técnicas simples fazem da Paraíba líder na produção de leite de cabras Alguns passos do plantio de café        

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Áreas

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.